Exposições fotográficas e produções cinematográficas em escolas de Fortaleza: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100335

Palavras-chave:

Mídia, Fotografia, Audiovisual, Educação, Escola

Resumo

Este texto refere-se a um relato de experiência cujo objetivo é descrever as produções midiáticas realizadas com fotografia e audiovisual em duas escolas públicas municipais de Fortaleza. Na primeira, de tempo regular, o trabalho com fotografia foi desenvolvido nas aulas de Educação Física. Na segunda, de tempo integral, os projetos com fotos e vídeos foram produzidos interdisciplinarmente nos componentes curriculares Educação Física, Projeto de Vida e Eletiva. Para a realização deste trabalho a metodologia teve uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, em que se relata o desenvolvimento de duas exposições fotográficas e sete filmes, com turmas dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental. Constatou-se que, para além da apropriação dos saberes sobre as possibilidades midiáticas de produzir conhecimento, das produções fotográficas e cinematográficas, foi possível observar uma melhora atitudinal e acadêmica dos(as) educandos(as). Dessa forma, configura-se que o uso prático formativo da fotografia e do vídeo florescem como ferramentas pedagógicas potentes, as quais podem e devem ser utilizadas pelos(as) docentes.

Biografia do Autor

Fabricio Leomar Lima Bezerra, Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da rede municipal de Fortaleza/CE>

Referências

BEZERRA, Fabricio Leomar Lima. O ensino e a aprendizagem do sensível na licenciatura em educação física: os indícios de uma formação estética. 2013. 94 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: https://cev.org.br/biblioteca/o-ensino-e-a-aprendizagem-do-sensivel-na-licenciatura-em-educacao-fisi. Acesso em: 13 abr. 2024.

BEZERRA, Fabricio Leomar Lima. A corporeidade como possibilidade de desvelar um processo de aprendizagem. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFTM_395977ce6b74b69e98c4390ce4bbb136. Acesso em: 13 abr. 2024.

CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE & CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2013, Brasília. Formação de professores e letramento digital: observando caminhos curriculares através da mídia-educação. São Paulo: CBCE, 2013. 15 p. Disponível em: https://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5135. Acesso em: 18 abr. 2024

FERRARI, Rodrigo Duarte. Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas. 2015. 202 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169575. Acesso em: 6 abr. 2024.

FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura de Fortaleza. Prefeitura inaugura 35ª escola de tempo integral de Fortaleza no Parque dois irmãos. 2023. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-inaugura-35-escola-de-tempo-integral-de-fortalez. Acesso em: 08 maio 2024.

FORTALEZA. Secretaria Municipal de Fortaleza. Prefeitura de Fortaleza. Sarto anuncia construção de 76 novas escolas creches e escolas areninha para ampliar tempo integral em Fortaleza. 2023. Disponível em: https://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8677:sarto-anuncia-constru%C3%A7%C3%A3o-de-76-novas-escolas,-creches-e-escolas-areninha-para-ampliar-tempo-integral-em-fortaleza&catid=79&Itemid=509. Acesso em: 08 maio 2024.

MORAIS, Nídia Salomé; BATISTA, João; RAMOS, Fernando. Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 3, n. 3, p. 6-18, 05 dez. 2011. Indagatio Didactica. http://dx.doi.org/10.34624/ID.V3I3.4527. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4527. Acesso em: 23 mar. 2024.

OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas de. Cultura de movimento e fotografia na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 147-164, maio 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115316018004. Acesso em: 23 mar. 2024.

ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Possibilidades corporais como expressão da inteligência humana no processo de ensino-aprendizagem. 2007. 280 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/395315. Acesso em: 23 abr. 2024.

ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Tecnologias digitais e avaliação: algumas conexões. Motrivivência: Revista de Educação Física, Esportes e Lazer, Florianópolis, v. 22, n. 34, p. 61-71, jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17139. Acesso em: 07 dez. 2010.

ZYLBERBERG, Tatiana Passos; BEZERRA, Fabricio Leomar Lima. Aquilo que a gente nem sabia que podia criar ou “algumas experiências de docência universitária para. In: NOBREGA, Terezinha Petrucia da; MOREIRA, Wagner Wey. Ser professor(a) universitário(a): o sensível, o inteligível e a motricidade. Natal: Editora IFRN, 2018. Cap. 8. p. 191-226. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1503. Acesso em: 23 abr. 2024.

ZYLBERBERG, Tatiana Passos; BEZERRA, Fabricio Leomar Lima. Juventude e internet: possibilidades de “criar” educação física. Atos de Pesquisa em Educação: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Blumenau, v. 8, n. 1, p. 182-208, jan. 2013. Disponível em: https://www.redib.org/Record/oai_articulo1015656-juventude-e-internet-possibilidades-de-%E2%80%9Ccri. Acesso em: 20 abr. 2013.

ZYLBERBERG, Tatiana Passos; BEZERRA, Fabricio Leomar Lima; CARMO, Klertianny Teixeira do; NUNES, Alexandra Régia Nobre Monteiro; CHAGAS, Daniela Lima; CARVALHO, Kássia Mitally da Costa. Espetáculo corpo: uma possibilidade para compreender a corporeidade. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristovão, v. 7, n. 13, p. 87-101, maio 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3260. Acesso em: 23 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-17

Como Citar

LIMA BEZERRA, Fabricio Leomar. Exposições fotográficas e produções cinematográficas em escolas de Fortaleza: um relato de experiência. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e100335. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/100335. Acesso em: 1 fev. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática