Photographic exhibitions and film productions in Fortaleza schools: an experience report
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100335Keywords:
Media, Photography, Audiovisual, Education, SchoolAbstract
This text reports an experience that describes the media activities carried out with photography and audiovisual in two municipal public schools in Fortaleza, Ceará, Brazil. In the first school, which has a regular schedule, Physical Education classes were used to work with photography. In the second, full-time school, projects involving photos and videos were developed in an interdisciplinary way, covering the subjects of Physical Education, Life Project and Elective. To carry out these activities, a qualitative descriptive approach was adopted, which resulted in two photographic exhibitions and eight films produced by classes from the 6th to the 9th year of Elementary School. Working with photography and videos allowed students to produce academic and social knowledge through their artistic works, promoting youth protagonism, academic, personal and interpersonal development. Therefore, it becomes evident that the practical and formative use of photography and audiovisual media are powerful pedagogical tools that teachers should explore.
References
BEZERRA, Fabricio Leomar Lima. O ensino e a aprendizagem do sensível na licenciatura em educação física: os indícios de uma formação estética. 2013. 94 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: https://cev.org.br/biblioteca/o-ensino-e-a-aprendizagem-do-sensivel-na-licenciatura-em-educacao-fisi. Acesso em: 13 abr. 2024.
BEZERRA, Fabricio Leomar Lima. A corporeidade como possibilidade de desvelar um processo de aprendizagem. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFTM_395977ce6b74b69e98c4390ce4bbb136. Acesso em: 13 abr. 2024.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE & CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2013, Brasília. Formação de professores e letramento digital: observando caminhos curriculares através da mídia-educação. São Paulo: CBCE, 2013. 15 p. Disponível em: https://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5135. Acesso em: 18 abr. 2024
FERRARI, Rodrigo Duarte. Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas. 2015. 202 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169575. Acesso em: 6 abr. 2024.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura de Fortaleza. Prefeitura inaugura 35ª escola de tempo integral de Fortaleza no Parque dois irmãos. 2023. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-inaugura-35-escola-de-tempo-integral-de-fortalez. Acesso em: 08 maio 2024.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Fortaleza. Prefeitura de Fortaleza. Sarto anuncia construção de 76 novas escolas creches e escolas areninha para ampliar tempo integral em Fortaleza. 2023. Disponível em: https://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8677:sarto-anuncia-constru%C3%A7%C3%A3o-de-76-novas-escolas,-creches-e-escolas-areninha-para-ampliar-tempo-integral-em-fortaleza&catid=79&Itemid=509. Acesso em: 08 maio 2024.
MORAIS, Nídia Salomé; BATISTA, João; RAMOS, Fernando. Caracterização das actividades de aprendizagem promovidas através das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 3, n. 3, p. 6-18, 05 dez. 2011. Indagatio Didactica. http://dx.doi.org/10.34624/ID.V3I3.4527. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4527. Acesso em: 23 mar. 2024.
OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas de. Cultura de movimento e fotografia na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 147-164, maio 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115316018004. Acesso em: 23 mar. 2024.
ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Possibilidades corporais como expressão da inteligência humana no processo de ensino-aprendizagem. 2007. 280 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/395315. Acesso em: 23 abr. 2024.
ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Tecnologias digitais e avaliação: algumas conexões. Motrivivência: Revista de Educação Física, Esportes e Lazer, Florianópolis, v. 22, n. 34, p. 61-71, jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17139. Acesso em: 07 dez. 2010.
ZYLBERBERG, Tatiana Passos; BEZERRA, Fabricio Leomar Lima. Aquilo que a gente nem sabia que podia criar ou “algumas experiências de docência universitária para. In: NOBREGA, Terezinha Petrucia da; MOREIRA, Wagner Wey. Ser professor(a) universitário(a): o sensível, o inteligível e a motricidade. Natal: Editora IFRN, 2018. Cap. 8. p. 191-226. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1503. Acesso em: 23 abr. 2024.
ZYLBERBERG, Tatiana Passos; BEZERRA, Fabricio Leomar Lima. Juventude e internet: possibilidades de “criar” educação física. Atos de Pesquisa em Educação: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Blumenau, v. 8, n. 1, p. 182-208, jan. 2013. Disponível em: https://www.redib.org/Record/oai_articulo1015656-juventude-e-internet-possibilidades-de-%E2%80%9Ccri. Acesso em: 20 abr. 2013.
ZYLBERBERG, Tatiana Passos; BEZERRA, Fabricio Leomar Lima; CARMO, Klertianny Teixeira do; NUNES, Alexandra Régia Nobre Monteiro; CHAGAS, Daniela Lima; CARVALHO, Kássia Mitally da Costa. Espetáculo corpo: uma possibilidade para compreender a corporeidade. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristovão, v. 7, n. 13, p. 87-101, maio 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3260. Acesso em: 23 abr. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Motrivivência

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).