Velocidade assustadora: tempo e espaço das TIC no cotidiano de professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100473Palavras-chave:
TIC, Tecnologias digitais, Apropriação, Professores, CotidianoResumo
O artigo versa sobre apropriações de tecnologias de informação e comunicação por professores e objetiva identificar e descrever a presença e os usos dessas tecnologias, bem como o tempo e espaço do cotidiano por ela permeados. Os dados foram constituídos por narrativas gráficas, em forma de histórias em quadrinhos produzidas pelos sujeitos, e por narrativas orais, em formato de entrevistas episódicas. Participaram da pesquisa 23 professores de escolas públicas de Brasília, Brasil. Entre as diversas TIC, a internet foi a que os professores demonstraram mais domínio. Os docentes indicaram uma disjunção entre os tempos de desenvolvimento tecnológico e a apropriação, provocando uma percepção de que as tecnologias avançam mais rápido do que a capacidade de nos apropriarmos delas. O uso excessivo das TIC foi representado como tendência, sugerindo a importância de ações pedagógicas, que propiciem momentos de discussão e reflexão crítica sobre as implicações das TIC na vida cotidiana.
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