Velocidade assustadora: tempo e espaço das TIC no cotidiano de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100473

Palavras-chave:

TIC, Tecnologias digitais, Apropriação, Professores, Cotidiano

Resumo

O artigo versa sobre apropriações de tecnologias de informação e comunicação por professores e objetiva identificar e descrever a presença e os usos dessas tecnologias, bem como o tempo e espaço do cotidiano por ela permeados. Os dados foram constituídos por narrativas gráficas, em forma de histórias em quadrinhos produzidas pelos sujeitos, e por narrativas orais, em formato de entrevistas episódicas. Participaram da pesquisa 23 professores de escolas públicas de Brasília, Brasil. Entre as diversas TIC, a internet foi a que os professores demonstraram mais domínio. Os docentes indicaram uma disjunção entre os tempos de desenvolvimento tecnológico e a apropriação, provocando uma percepção de que as tecnologias avançam mais rápido do que a capacidade de nos apropriarmos delas. O uso excessivo das TIC foi representado como tendência, sugerindo a importância de ações pedagógicas, que propiciem momentos de discussão e reflexão crítica sobre as implicações das TIC na vida cotidiana.

Biografia do Autor

Geusiane Miranda de Oliveira Tocantins, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutora em Educação - UnB. Secretaria de Educação do Distrito Federal

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

Doutora em Educação - UnB
Universidade de Brasília

Referências

ABREU, Cristiano Nabuco de; KARAM, Rafael Gomes; GÓES, Dora Sampaio SPRITZER, Daniel Tornaim. Dependência de Internet e de jogos eletrônicos: uma revisão. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 156-167, jun. 2008. https://doi.org/10.1590/S1516-444620080002000140. Acesso em: 27 mai. 2024.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2005.

BERGER, Peter. L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2014.

DIAS, Marcio Luiz. A autoria de podcasts por professores no contexto do curso linguagens digitais no ensino mediado por tecnologias: colaborações e desafios em processos de ensino e aprendizagem. Revista Com Censo, Brasília, v. 10, n. 4, nov. 2023, p. 202-208. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1699. Acesso em: 30 maio 2024.

ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs: pequeno Manual do mundo digital. São Paulo: Atlas, 2018.

GREENFIELD, David. As propriedades de dependência do uso da internet. In: YOUNG, Kimberly S.; ABREU, Cristiano Nabuco. (Orgs). Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed; 2011.

HINCHCLIFFE, Dion. Will web 2.0 kill cyberspace? Disponível em: http://laszlo.syscon.com/node/141534. Acesso em: 14 out. 2018.

HOBBS, Renee. Digital and media literacy: connecting culture and classroom. California: Corwin, 2011.

LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: Linguagens, ambientes e redes. Petrópolis: Vozes, 2015.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

PAIS, José Machado. O mundo em quadrinhos: o agir da obliquidade. In: Criatividade, juventude e novos horizontes profissionais. Maria Isabel Mendes de Almeida e José Machado Pais (Org.). Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

PAIS, José Machado. Tessituras do tempo na contemporaneidade. ArtCultura, Uberlândia, v. 18, n. 33, p. 7-18, jul./ dez. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/37945/19977. Acesso em: 12 ago. 2018.

PANG, Alex Soojung-Kim. Mobility, convergence, and the end of cyberspace. In NYÍRI, Kristóf (ed.) Integration and ubiquity. Towards a philosophy of telecommunications convergence. Viena: Passagen Verlag, 2008.

SANDHOLTZ, Judith Haymore.; RINGSTAFF, Cath.; DWYER, David C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. São Paulo: Artmed, 1997.

SANTAELLA. Lucia. A ecologia pluralista da comunicação. Conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

SANTAELLA. Lucia. Espaço virtual. In: MILL, Daniel. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

SUMIKAWA, Cláudia Vieira Barboza. Multiletramentos na formação de professores em metodologias da transmidiação no Distrito Federal. 2020, 144 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

TOCANTINS, Geusiane Miranda de Oliveira. Apropriações de tecnologias da informação e comunicação por professores no contexto da educação do corpo na escola. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

TOCANTINS, Geusiane Miranda de Oliveira. Apropriações de TIC e suas interseções entre professores, crianças e adolescentes. 2020. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

TOCANTINS, Geusiane Miranda de Oliveira; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Infância e mídias digitais: histórias de crianças e adolescentes sobre seus cotidianos. Caderno Cedes, v. 41, n. 113, p. 76-83, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC231445. Acesso em: 31 maio. 2024.

TOCANTINS, Geusiane Miranda de Oliveira.; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Celular não é brincadeira: crianças e adolescentes discutem mídias e tecnologias digitais na vida cotidiana. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134155. Acesso em: 31 maio. 2024.

TURKLE, Sherry. Alone together. New York: Basic Books, 2011.

WARTH, Lauriano Cecchin; DUEK, Viviane Preichardt; ZILCH, Geyson Ricardo; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Reflexões sobre a integração das TIC na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1–23, 10 dez. 2021. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81120. Acesso em: 30 maio. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Como Citar

TOCANTINS, Geusiane Miranda de Oliveira; DITTRICH WIGGERS, Ingrid. Velocidade assustadora: tempo e espaço das TIC no cotidiano de professores. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e100473. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/100473. Acesso em: 1 fev. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática