O fenômeno do tempo de tela sob os olhares da Educação Física: uma revisão da literatura para vislumbrar desafios contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100680Palavras-chave:
Práticas corporais, Educação midiática, Educação, Comunicação, SaúdeResumo
O tempo dedicado por crianças e adolescentes às telas é uma demanda atual especialmente pelos seus possíveis impactos na vida delas. Por conta disso, o objetivo deste trabalho foi compreender como o campo científico da Educação Física tem se relacionado com o fenômeno do tempo de tela. Desenvolvemos uma revisão sistemática da literatura, utilizando os descritores “Tempo de Tela” e “Educação Física”, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Portal de Periódicos da Capes, no Lilacs, no Lens e no Scielo Brasil. Identificamos 50 trabalhos publicados a partir de 2013, sendo 22 dissertações, 26 artigos em periódicos, uma tese e um capítulo de livro. Assim, compreendemos que o principal desafio contemporâneo do tema para a Educação Física é a necessidade de ampliação e diversificação da abordagem teórico-metodológica dedicada a ele, explorando-o principalmente sob a perspectiva da mídia-educação e considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais envoltos nele.
Referências
AAP COUNCIL ON COMMUNICATIONS AND MEDIA. Media and Young Minds. Pediatrics. 2016;138(5):e20162591. Disponível em: https://publications.aap.org/pediatrics/article/138/5/e20162591/60503/Media-and-Young-Minds. Acesso em 23 jan. 2024.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Políticas Digitais. Uso de telas por crianças e adolescentes. Brasília: Secretaria de Comunicação da Presidência da República - Secretaria de Políticas Digitais, 10 out. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/participamaisbrasil/uso-de-telas-por-criancas-e-adolescentes. Acesso em: 19 out. 2023.
BRASIL. Secretaria de Políticas Digitais. Estratégia Brasileira de Educação Midiática. Brasília: Coordenação-Geral de Educação Midiática Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/10/estrategia-brasileira-de-educacao-midiatica-apresenta-as-politicas-publicas-voltadas-para-a-populacao. Acesso em: 20 fev. 2024.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Iramuteq: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513–518, 2013.
CANABRAVA, Karina Lúcia Ribeiro; et al. Sedentary behavior and cardiovascular risk in children: a systematic review. Revista Brasileira de Medicina do Esporte – Vol. 25, No 5 – Set/Out, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/pXkfbdcwgNyR7sjjQ5BvtxN/?lang=en#. Acesso em 17 jan 2024.
COSTA, Alan Queiroz da. Jogos digitais e Educação Física: por uma experiência corporal educativa. In: ARAÚJO, Allyson Carvalho de; et al. (Eds.). Diálogo entre Educação Física e Comunicação: compartilhando saberes e práticas. Natal/RN: EDUFRN, 2016. p. 53–81.
COSTA, Alan Queiroz da; BETTI, Mauro. Mídias e Jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 27, n. 2, p. 165–178, 2006.
FANTIN, Monica. Mídia-educação: olhares e experiências no Brasil e na Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
FERNANDES JÚNIOR, Alvaro Martins; ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida. A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 116, p. 620-643, jul./set. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/FbMVxqZ6tLB9gytrRW6SNzn/. Acesso em: 13 mar. 2024.
FITZPATRICK, Caroline; et al. Meeting preschool screen time recommendations: which parental strategies matter? Frontiers in Psychology, v. 14:1287396, 2023. doi: 10.3389/fpsyg.2023.1287396. Acesso em: 13 fev. 2024.
GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, p. 335–342, jun. 2015.
LUCENA, Joana Marcela Sales de; et al. Prevalência de tempo excessivo de tela e fatores associados em adolescentes. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, n. 4, 2015, p. 407-414. Acesso em 17 jan. 2024.
MADIGAN, Sheri; et al. Prevalence of Preschoolers Meeting vs Exceeding Screen Time Guidelines. JAMA Pediatrics, v. 174, n. 1, 2020 p. 93 -95. DOI:10.1001/jamapediatrics.2019.4495. Acesso 13 fev. 2024.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
MCARTHUR, Brae Anne; et al. Global Prevalence of Meeting Screen Time Guidelines Among Children 5 Years and Younger: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Pediatrics, v. 176, n. 4, 2022, p. 373–383. DOI:10.1001/jamapediatrics.2021.6386. Acesso 13 fev. 2024.
MENDONÇA, Rafaela Gois de; et al. Effectiveness of interventions in reducing screen time: A Systematic review. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e22410918023, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.18023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18023. Acesso em: 12 jan. 2024.
MEZZAROBA, Cristiano. A mídia, as tecnologias e a educação física no Brasil: uma descrição genealógica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1–23, 25 mar. 2020.
MOURA, Ana Regina Leão Ibiapina; et al. Nível de atividade física, tempo de tela e duração do sono de acordo com dados sociodemográficos de escolares. Saúde em Pesquisa, v. 14, n. 2, p. 425-435, 2021 jan./mar.
NAVARRO, Rodrigo. The Average Screen Time and Usage by Country. Eletronics Hub. 2023. Disponível em: https://www.electronicshub.org/the-average-screen-time-and-usage-by-country/. Acesso em: 12 jan. 2024.
NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; et al. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira Infância. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 3, p. 1127-1136, 2021.
NOZAKI, Joice Mayumi; et al. Educação física na educação infantil, linguagens e tecnologias: a construção de narrativas digitais com as crianças. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.134147. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134147. Acesso em: 12 jan. 2024.
PIRES, Giovani De Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ari; LISBÔA, Mariana Mendonça. Educação Física, mídia e tecnologias - incursões, pesquisa e perspectivas. Kinesis, v. 30, n. 1, p. 55–79, 29 jun. 2012.
SANDES, Mariana Farias; GUEDES, Thais Rocha; MENESES, Kelly Chrystine Barbosa Meneses. Avaliação do uso de telas digitais por crianças e adolescentes em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.9, p. 64081-64113, set. 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52476/39189. Acesso em: 03 jun. 2023.
SANTOS, Rodrigo de Souza; SANFELICE, Gustavo Roese; MEZZAROBA, Cristiano. Educação Física e cultura digital: perspectivas, tensões e contribuições na formação de professores e professoras desse componente curricular. Movimento, v. 29, p. e29068, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.130190. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/130190. Acesso em: 17 jun. 2024.
SANTOS, Regiane Oliveira dos; et al. Tempo de tela dos nativos digitais na pandemia do coronavírus. Revista Expressão Católica, v. 11, n. 1; Jan - Jun; 2022. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/13. Acesso em: 12 jan. 2024.
SANTOS, Renata Maria Silva; et al. The associations between screen time and mental health in adolescents: a systematic review. BMC Psychology, v. 11, n. 127, 2023.
https://doi.org/10.1186/s40359-023-01166-7. Acesso 30 jan 2014.
SILVA, Lucas Barbosa; et al. Remixando jogos digitais na escola: uma experiência corporal, algumas análises e reflexões possíveis. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1–21, 15 dez. 2020.
SILVA, Sérgio Soares da; et al. Use of digital screens by adolescents and association on sleep quality: a systematic review. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, n. 10, e00300721, 2022. Acesso em 28 jan. 2024
SILVA, Tatiane; et al. Associação entre atividade física e tempo de tela com o nível socioeconômico em adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas/RS, v. 20, n. 5, p. 503-513, Set/2015.
SOUSA, Lucas Lopes; CARVALHO, José Bégue Moreira de. Uso abusivo de telas na infância e suas consequências. REAS, v. 23, n. 2, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.25248/REAS.e11594.2023. Acesso em 28 jan. 2024.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação: menos telas mais saúde. Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital (2019-2021), 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf. Acesso 18 jan. 2024.
STIGLIC, Neza; VINER, Russel. Effects of screentime on the health and well-being of children and adolescents: a systematic review of reviews. BMJ Open, v. 9, e023191, 2019. doi:10.1136/bmjopen-2018-023191. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/9/1/e023191. Acesso em: 25 jan. 2024.
THE ONLIFE INITIATIVE. The Onlife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. Oxford: Springer Open, 2015.
TROTT, Mike; et al. Changes and correlates of screen time in adults and children during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis. eClinicalMedicine, v. 48, p. 101452, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35615691/. Acesso 29 jan. 2024.
UNESCO. Resumo do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2023: Tecnologia na educação: Uma ferramenta a serviço de quem? Paris: GEM Report UNESCO, 26 jul. 2023. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por>.
ZYLBERBERG, Tatiane Passos; et al. Grupo de Trabalho Temático de Comunicação e Mídia (GTT2): cenários e perspectivas a partir de contribuições do comitê científico. (D. T. Maldonado, E. dos S. Freire, Eds.) VII Congresso CBCE Região Sudeste. Anais...São Paulo: CBCE, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).