O fenômeno do tempo de tela sob os olhares da Educação Física: uma revisão da literatura para vislumbrar desafios contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100680

Palavras-chave:

Práticas corporais, Educação midiática, Educação, Comunicação, Saúde

Resumo

O tempo dedicado por crianças e adolescentes às telas é uma demanda atual especialmente pelos seus possíveis impactos na vida delas. Por conta disso, o objetivo deste trabalho foi compreender como o campo científico da Educação Física tem se relacionado com o fenômeno do tempo de tela. Desenvolvemos uma revisão sistemática da literatura, utilizando os descritores “Tempo de Tela” e “Educação Física”, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Portal de Periódicos da Capes, no Lilacs, no Lens e no Scielo Brasil. Identificamos 50 trabalhos publicados a partir de 2013, sendo 22 dissertações, 26 artigos em periódicos, uma tese e um capítulo de livro. Assim, compreendemos que o principal desafio contemporâneo do tema para a Educação Física é a necessidade de ampliação e diversificação da abordagem teórico-metodológica dedicada a ele, explorando-o principalmente sob a perspectiva da mídia-educação e considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais envoltos nele.

Biografia do Autor

Silvan Menezes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor adjunto do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas (IEFE/UFAL) e coordenador do grupo de pesquisa Remix - Observatório de mídias, tecnologias digitais e práticas corporais.

Maria Heloise Silva dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professora de Educação Física da Rede Estadual de Educação de Alagoas na Escola Estadual Dr. José Maria de Melo em Maceió - AL e mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

DOS SANTOS, Silvan Menezes; SILVA DOS SANTOS, Maria Heloise. O fenômeno do tempo de tela sob os olhares da Educação Física: uma revisão da literatura para vislumbrar desafios contemporâneos. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e100680. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/100680. Acesso em: 6 mar. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática