Mapeamento das práticas corporais e atividades físicas no programa Ciência na Escola - Amazonas/Brasil (2020-2023)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100918Palavras-chave:
Educação física, Práticas corporais, Indicadores de cultura científicaResumo
Mapeou-se os projetos vinculados às práticas corporais e atividades físicas (PCAF) no Programa Ciência na Escola da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, documental, exploratória e descritiva dos projetos aprovados entre 2020 e 2023. A análise por frequência total e relativa indicou um aumento no número total de projetos no período. Os projetos relacionados às PCAF não seguiram a tendência de crescimento e foram, majoritariamente, vinculados às Ciências da Saúde. A análise temática indicou uma diversidade de categorias: atividade física e saúde; pandemia; esportes; jogos e brincadeiras; práticas corporais além da tradição esportiva; temáticas transversais; e outros. É necessário valorizar a Educação Física, pois ela pode contribuir no aumento de projetos relacionados às PCAF e na alfabetização científica e tecnológica de estudantes e professores no estado do Amazonas.
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