Mapeamento das práticas corporais e atividades físicas no programa Ciência na Escola - Amazonas/Brasil (2020-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100918

Palavras-chave:

Educação física, Práticas corporais, Indicadores de cultura científica

Resumo

Mapeou-se os projetos vinculados às práticas corporais e atividades físicas (PCAF) no Programa Ciência na Escola da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, documental, exploratória e descritiva dos projetos aprovados entre 2020 e 2023. A análise por frequência total e relativa indicou um aumento no número total de projetos no período. Os projetos relacionados às PCAF não seguiram a tendência de crescimento e foram, majoritariamente, vinculados às Ciências da Saúde. A análise temática indicou uma diversidade de categorias: atividade física e saúde; pandemia; esportes; jogos e brincadeiras; práticas corporais além da tradição esportiva; temáticas transversais; e outros. É necessário valorizar a Educação Física, pois ela pode contribuir no aumento de projetos relacionados às PCAF e na alfabetização científica e tecnológica de estudantes e professores no estado do Amazonas.

Biografia do Autor

Samara Feitosa Gomes Silva, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Licenciada em Educação Física pela Universidade Nilton Lins. Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora efetiva de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus).

Walmir Kemeson de Lima, Universidade Federal do Amazonas

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), polo UFAM. Professor efetivo de Educação Física no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Amazonas (SEDUC) em Fonte Boa - AM.

Mauricio Cordeiro Barbosa, Universidade Federal do Amazonas

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), polo UFAM. Professor efetivo de Educação Física da Rede Estadual de Ensino (SEDUC) do Amazonas em Manaus – AM. Coordenador do Setor de Esportes e Artes do Centro Educacional La Salle.

Everaldo de Paula Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor efetivo de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Amazonas (SEDUC) em Manaus – AM.

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Salesiano (Vitória - ES). Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

SILVA, Samara Feitosa Gomes; LIMA, Walmir Kemeson de; BARBOSA, Mauricio Cordeiro; FERREIRA, Everaldo de Paula; OLIVEIRA, Victor José Machado de. Mapeamento das práticas corporais e atividades físicas no programa Ciência na Escola - Amazonas/Brasil (2020-2023). Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e100918. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/100918. Acesso em: 1 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais