Lino Castellani Filho e o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE): uma relação orgânica e tensa
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e103367Palavras-chave:
Lino Castellani Filho, CBCE, Militância acadêmicaResumo
Texto trata a relação de Lino Castellani Filho com o CBCE. Tem como metodologia a revisão de literatura combinando produção teórica com depoimentos, o que nos possibilitou caminhar por meio de três formas: a de militante-intelectual, a de sócio e a de crítico. Procuramos expor no texto as relações que Lino estabeleceu com o CBCE, que inicia com uma militância em maturação que vai sendo nutrida por elementos intelectuais, passa para uma atividade institucionalizada coerente com elementos críticos gestados quando estava numa posição de contra-hegemonia por dentro do CBCE e, que o leva, posteriormente, com certo distanciamento, a estabelecer análises críticas sobre a história do CBCE, que ele é organicamente ligado. Com base neste último aspecto, criticar o CBCE se torna uma espécie de autocrítica. Consideramos não ser possível compreender os mais de 40 anos da entidade sem considerar a relação com Lino Castellani Filho.
Referências
ALBERTI, Verena. Fontes orais: histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla B. (Org.). Fontes históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 155-202.
ALMEIDA, Felipe. Q., GOMES, Ivan. M. Traçados analíticos e esforços de autointerpretação: uma entrevista com Valter Bracht. In: ALMEIDA, F. Q., GOMES, I. M. (Orgs.). Valter Bracht e a educação física: um pensamento em movimento. Vitória: EDUFES; Ijuí, RS: Unijuí, 2014.
ARAÚJO, Cláudio G. S. de. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: de alguns anos antes da fundação até os dias atuais. In: LARA, Larissa et al. (Orgs.). Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE. Ijuí : Ed. Unijuí, 2019.
CARAM, Eliane M. de. Considerações sobre o desenvolvimento da Educação Física no Ensino Superior. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, v.4, n.2, jan. 1983.
CARTA-PROGRAMA. Chapa Intervenção e conhecimento. XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Florianópolis: CBCE, Processo Eleitoral, set. 1999. Disponível em: https://lume.ufrgs.br
CASTELLANI FILHO, Lino. A (des) caracterização profissional-filosófica da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, v.4, n.3, maio 1983.
CASTELLANI FILHO, Lino. Lazer e qualidade de vida. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Políticas públicas setoriais de lazer: o papel das prefeituras. Campinas/SP: Autores Associados, 1996, p. 07-21.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 7 ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
CASTELLANI FILHO, Lino. Gestão municipal e política de lazer. In: LINHALES, Meily. A.; YSAYAMA, Hélder. (Org.). Sobre lazer e política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p. 119-135.
CASTELLANI FILHO, Lino. CBCE: partilhando de sua história. In: CARVALHO, Yara. M. & LINHALES, Meily. A. (Org.). Política científica e produção do conhecimento em educação física. Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007a. p. 107-137.
CASTELLANI FILHO, Lino. Manuel Sérgio: professor e filósofo da motricidade humana. In: SOUSA, José. A. de (Org.). Motrisofia: homenagem a Manuel Sérgio. Lisboa: Ed. Inst. Piaget, 2007b, p. 149-155.
CASTELLANI FILHO, Lino. O projeto social esporte e lazer da cidade: da elaboração conceitual à sua implementação. In: CASTELLANI FILHO, Lino (Org.). Gestão pública e política de lazer: a formação de agentes sociais. Campinas/SP: Autores Associados, 2007c. p. 1-15.
CASTELLANI FILHO, Lino. Depoimento de Lino Castellani Filho. In: CASTELLANI FILHO, Lino., SOARES, Carmen. L., TAFFAREL, Celi. N. Z., VARJAL, Elisabeth, ESCOBAR, Micheli. O., BRACHT, Valter. Metodologia do ensino de educação física. 2 ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2009.
CASTELLANI FILHO, Lino. Aos mestres com carinho. In: CASTELLANI FILHO, L. Educação física, esporte e lazer: reflexões nada aleatórias. Campinas/SP: Autores Associados, 2013a. p. 99-103.
CASTELLANI FILHO, Lino. Manuel Sérgio: uma lembrança que não esquece. In: CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física, esporte e lazer: reflexões nada aleatórias. Campinas/SP: Autores Associados, 2013b. p. 103-113.
CASTELLANI FILHO, Lino. Megaeventos esportivos no Brasil: de expressão da política esportiva brasileira para a da concepção neodesenvolvimentista de planejamento urbano. Motrivivencia (UFS), v. 26, n. 42, p. 98-114, 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p98 . Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n42p98 . Acesso em: 24 fev. 2025.
CASTELLANI FILHO, Lino. 40 anos de CBCE: de expressão do “Movimento de Renovação Conservadora” à síntese do “Movimento Renovador (Progressista)” da Educação Física/Ciências do Esporte. In: LARA, L. et al. (Orgs.). Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE. Ijuí : Ed. Unijuí, 2019.
COMUNICADO DOS EDITORES DA RBCE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, v.4, n.2, jan. 1983.
COUTINHO, Carlos. Nelson. Os marxistas e a “questão democrática”. In: COUTINHO, Carlos. Nelson. Marxismo e política: dualidades de poderes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 1994. p. 71-89.
DAMASCENO, Luciano G. 30 anos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: educação física e a construção de uma hegemonia. 2011. 304f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
DAMASCENO, Luciano, G. A educação física na formação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Campinas, SP: Papirus, 2013.
DAOLIO, Jocimar. Educação Física brasileira: autores e atores da década de 1980. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 1997.
FERREIRA NETO, Amarílio. Editorial. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Autores Associados, Campinas, v. 22, n. 1, p. 7, set. 2000.
GAMBOA, Silvio Sanchez. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.
IANNI, Octávio. A ditadura do grande capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
KONDER, Leandro. O curriculum mortis e a reabilitação da autocrítica. In: KONDER, Leandro. O marxismo na batalha das ideias. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 53-61.
LOUREIRO, Robson. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: a relação teoria e prática. 1996. 284 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 1996.
LUKÁCS, György. Socialismo e democratização: escritos políticos 1956-1971. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
PEREIRA, Laércio Elias: depoimento [mar. 2016]. Entrevistadora Christiane Garcia Macedo. Rio Grande do Sul: CEME–ESEF–UFRGS, 2016. Entrevista concedida ao Projeto Garimpando Memórias.
JUCA ENTREVISTA LINO CASTELLANI. Juca Entrevista. São Paulo: ESPN Brasil, 2008. Programa de TV.
LOPES, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: SENAC São Paulo, 2008.
NETTO, José Paulo. Notas sobre democracia e transição socialista. In: NETTO, José Paulo. Democracia e transição socialista: escritos de teoria política. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1990. p. 69-105.
NETTO, José Paulo. Relendo a teoria marxista da história. In: SAVIANI, Dermeval.; LOMBARDI, José. C.; SANFELICE, José Luís. História e história da educação. 2 ed. Campinas/SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2000. p. 50-64.
PEREIRA, Laércio Elias. Tempos antigos do CBCE... In: CARVALHO, Yara. M.; LINHALES, Meily. A. (Org.). Política científica e produção do conhecimento em educação física. Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007. p. 13-16.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21 ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2000.
TAFFAREL, Celi. N. Z.: depoimento [set. 2015]. Entrevistadora Christiane Garcia Macedo. Rio Grande do Sul: CEME-ESEFID-UFRGS, 2015. Entrevista concedida ao Projeto Garimpando Memórias.
TAFFAREL, Celi. N. Z. Política científica e produção do conhecimento na Educação Física/Ciências do Esporte: a conjuntura, as contradições e as possibilidades. In: CARVALHO, Yara. M.; LINHALES, Meily. A. (Org.). Política científica e produção do conhecimento em educação física. Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007. p. 17-71.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).