Brincadeira, mídia e pós-modernidade: reflexões e dilemas na sociedade atual

Autores

  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Discute-se a relação da brincadeira e da Pós-modernidade, visando verificar características, a compreensão deste período e a trajetória da brincadeira enquanto bem cultural. A pergunta norteadora é como as brincadeiras estão se desenvolvendo na sociedade Pós-moderna, no contexto das aulas de Educação Física, principalmente neste período onde as referências infantis estão baseadas essencialmente na presença midiática, como TV e Internet. A fundamentação teórica deste ensaio se ancora nos estudos de Hall, Brougère, Postman, Betti, entre outros. Compreender este momento se faz pertinente no contexto cultural em que vivemos e contribui para estimular reflexões acerca de possíveis transformações na cultura escolar.

Biografia do Autor

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso

M

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor-pesquisador da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Contato: gomescleo@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2010-12-07

Como Citar

Magalhães Barbosa, R. F., & Gomes, C. F. (2010). Brincadeira, mídia e pós-modernidade: reflexões e dilemas na sociedade atual. Motrivivência, (34), 25–39. https://doi.org/10.5007/%x