Reflexão, proposições e diálogos com as juventudes: dinâmica pedagógica e curricular da Educação Física no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65923Resumo
O trabalho apresenta reflexões sobre o cotidiano escolar das juventudes, suas práticas culturais juvenis em (des) assentimento com os projetos educativos de Educação Física, a partir da investigação qualitativa etnográfica em escolas de Ensino Médio, em Cuiabá-MT. Participaram do estudo professores e “jovens alunos”, que adotou como instrumentos de pesquisa: análise de fontes documentais, observações descritivas e entrevistas semiestruturadas. Assinalam-se ausências e presenças de significações das aulas de Educação Física com a discussão da (in) legitimidade no Ensino Médio e seu “lugar” no projeto de formação cultural das juventudes. Sugerem-se possibilidades para (re) invenção de conteúdos e práticas pedagógicas que valorizem o ensino das práticas corporais a partir da leitura do corpo jovem.
Referências
BOGDAN, Robert Carl; BIKLEN, Sari Knopp Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Secretaria Nacional de Juventude. Estação juventude: conceitos fundamentais – ponto de partida para uma reflexão sobre políticas públicas de juventude. Brasília: SNJ, 2014.
CALAZANS, Gabriela. Os jovens falam sobre sua sexualidade e saúde reprodutiva: elementos para a reflexão. IN: ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Marconi (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 215 – 241.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Proposta Pedagógica. IN: BRASIL. Boletim Salto para o futuro. Debate – Juventudes em rede: jovens produzindo educação, trabalho e cultura. Brasília: SEED-MEC, 2007. p. 03 - 11.
CARVALHO, Marília Pinto de; SOUZA, Raquel; OLIVEIRA, Elisabete Regina Baptista de. Jovens, sexualidade e gênero. IN: SPOSITO, Marilia Pontes. Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). volume 1. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. p. 229 - 274.
CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. Campinas: Papirus, 1995.
DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. IN: Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105 -1128, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 10 jan. 2014.
DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e Escolarização: os sentidos do Ensino Médio. IN: BRASIL. Boletim Salto para o Futuro. Temática Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio. Ano XIX boletim 18 - Novembro/2009a. p. 04 – 09.
DAYRELL, Juarez Tarcísio. O Aluno do Ensino Médio: o jovem desconhecido. IN: BRASIL. Boletim Salto para o Futuro. Temática Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio. Ano XIX boletim 18 - Novembro/2009b. p. 16 – 23.
DAYRELL, Juarez Tarcísio; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Juventude e Ensino Médio: quem é este aluno que chega à escola. IN: DAYRELL, Juarez Tarcísio; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; MAIA, Carla Linhares (Orgs.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 101 - 133.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Os Estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. [Tradução Vera Ribeiro]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
FONSECA, Cláudia. Quando cada caso NÃO é um caso. IN: Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, 1999, n. 10, p. 58 – 78.
GARBIN, Elisabete Maria. Conectados por um fio: alguns apontamentos sobre internet, culturas juvenis contemporâneas e escola. IN: BRASIL. Boletim Salto para o Futuro. Temática Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio. Ano XIX boletim 18 - Novembro/2009. p. 30 – 40.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GOEDERT, Rosicler Terezinha. A Cultura Jovem e suas Relações com a Educação Física Escolar. Curitiba: UFPR – Educação, 2005. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPR, 2005.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, 1986.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996.
MAFFESOLI, Michel; ICLE; Gilberto. Pesquisa como conhecimento compartilhado: uma entrevista com Michel Maffesoli. IN: Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 521 - 532, maio/ago. 2011.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. 2. ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora Unesp, 2000.
PAIS, José Machado. A juventude como fase da vida: dos ritos de passagem aos ritos de impasse. IN: Saúde Sociedade. São Paulo, v.18, n. 3, p. 371 - 381, 2009.
ROHDEN, Fabíola. Religião e inicial sexual em jovens de camadas populares. IN: HEILBORN, Maria Luiza et. al (Orgs.). Sexualidade, família e ethos religioso. Rio de Janeiro: Graramond, 2005. p. 177 – 205.
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).