Reflexão, proposições e diálogos com as juventudes: dinâmica pedagógica e curricular da Educação Física no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65923

Resumo

O trabalho apresenta reflexões sobre o cotidiano escolar das juventudes, suas práticas culturais juvenis em (des) assentimento com os projetos educativos de Educação Física, a partir da investigação qualitativa etnográfica em escolas de Ensino Médio, em Cuiabá-MT. Participaram do estudo professores e “jovens alunos”, que adotou como instrumentos de pesquisa: análise de fontes documentais, observações descritivas e entrevistas semiestruturadas. Assinalam-se ausências e presenças de significações das aulas de Educação Física com a discussão da (in) legitimidade no Ensino Médio e seu “lugar” no projeto de formação cultural das juventudes. Sugerem-se possibilidades para (re) invenção de conteúdos e práticas pedagógicas que valorizem o ensino das práticas corporais a partir da leitura do corpo jovem.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Faculdade de Educação Física - UFMT

Professora Doutora em Educação - UFMT

Atua na Faculdade de Educação Física - UFMT

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física - UFMT

Cleomar Ferreira Gomes, Faculdade de Educação Física - UFMT

Professor Doutor em Educação USP

Atua na Faculdade de Educação Física - UFMT

Orientador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação - PPGE UFMT 

Referências

BOGDAN, Robert Carl; BIKLEN, Sari Knopp Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Secretaria Nacional de Juventude. Estação juventude: conceitos fundamentais – ponto de partida para uma reflexão sobre políticas públicas de juventude. Brasília: SNJ, 2014.

CALAZANS, Gabriela. Os jovens falam sobre sua sexualidade e saúde reprodutiva: elementos para a reflexão. IN: ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Marconi (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 215 – 241.

CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Proposta Pedagógica. IN: BRASIL. Boletim Salto para o futuro. Debate – Juventudes em rede: jovens produzindo educação, trabalho e cultura. Brasília: SEED-MEC, 2007. p. 03 - 11.

CARVALHO, Marília Pinto de; SOUZA, Raquel; OLIVEIRA, Elisabete Regina Baptista de. Jovens, sexualidade e gênero. IN: SPOSITO, Marilia Pontes. Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). volume 1. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. p. 229 - 274.

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. Campinas: Papirus, 1995.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. IN: Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105 -1128, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 10 jan. 2014.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e Escolarização: os sentidos do Ensino Médio. IN: BRASIL. Boletim Salto para o Futuro. Temática Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio. Ano XIX boletim 18 - Novembro/2009a. p. 04 – 09.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. O Aluno do Ensino Médio: o jovem desconhecido. IN: BRASIL. Boletim Salto para o Futuro. Temática Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio. Ano XIX boletim 18 - Novembro/2009b. p. 16 – 23.

DAYRELL, Juarez Tarcísio; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Juventude e Ensino Médio: quem é este aluno que chega à escola. IN: DAYRELL, Juarez Tarcísio; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; MAIA, Carla Linhares (Orgs.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 101 - 133.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Os Estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. [Tradução Vera Ribeiro]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

FONSECA, Cláudia. Quando cada caso NÃO é um caso. IN: Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, 1999, n. 10, p. 58 – 78.

GARBIN, Elisabete Maria. Conectados por um fio: alguns apontamentos sobre internet, culturas juvenis contemporâneas e escola. IN: BRASIL. Boletim Salto para o Futuro. Temática Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio. Ano XIX boletim 18 - Novembro/2009. p. 30 – 40.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GOEDERT, Rosicler Terezinha. A Cultura Jovem e suas Relações com a Educação Física Escolar. Curitiba: UFPR – Educação, 2005. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPR, 2005.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, 1986.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996.

MAFFESOLI, Michel; ICLE; Gilberto. Pesquisa como conhecimento compartilhado: uma entrevista com Michel Maffesoli. IN: Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 521 - 532, maio/ago. 2011.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. 2. ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora Unesp, 2000.

PAIS, José Machado. A juventude como fase da vida: dos ritos de passagem aos ritos de impasse. IN: Saúde Sociedade. São Paulo, v.18, n. 3, p. 371 - 381, 2009.

ROHDEN, Fabíola. Religião e inicial sexual em jovens de camadas populares. IN: HEILBORN, Maria Luiza et. al (Orgs.). Sexualidade, família e ethos religioso. Rio de Janeiro: Graramond, 2005. p. 177 – 205.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

COFFANI, Marcia Cristina Rodrigues da Silva; GOMES, Cleomar Ferreira. Reflexão, proposições e diálogos com as juventudes: dinâmica pedagógica e curricular da Educação Física no ensino médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01–23, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e65923. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e65923. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)