Reflexão, proposições e diálogos com as juventudes: dinâmica pedagógica e curricular da Educação Física no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65923

Resumo

O trabalho apresenta reflexões sobre o cotidiano escolar das juventudes, suas práticas culturais juvenis em (des) assentimento com os projetos educativos de Educação Física, a partir da investigação qualitativa etnográfica em escolas de Ensino Médio, em Cuiabá-MT. Participaram do estudo professores e “jovens alunos”, que adotou como instrumentos de pesquisa: análise de fontes documentais, observações descritivas e entrevistas semiestruturadas. Assinalam-se ausências e presenças de significações das aulas de Educação Física com a discussão da (in) legitimidade no Ensino Médio e seu “lugar” no projeto de formação cultural das juventudes. Sugerem-se possibilidades para (re) invenção de conteúdos e práticas pedagógicas que valorizem o ensino das práticas corporais a partir da leitura do corpo jovem.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Faculdade de Educação Física - UFMT

Professora Doutora em Educação - UFMT

Atua na Faculdade de Educação Física - UFMT

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física - UFMT

Cleomar Ferreira Gomes, Faculdade de Educação Física - UFMT

Professor Doutor em Educação USP

Atua na Faculdade de Educação Física - UFMT

Orientador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação - PPGE UFMT 

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Publicado

2020-04-16

Como Citar

Coffani, M. C. R. da S., & Gomes, C. F. (2020). Reflexão, proposições e diálogos com as juventudes: dinâmica pedagógica e curricular da Educação Física no ensino médio. Motrivivência, 32(61), 01–23. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65923

Edição

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