<b>Reordenamento do mundo do trabalho e pedagogia das competências: implicações para a Educação Física escolar (período pós 1990)

Autores

  • Marcelo Silva dos Santos Faculdade Sudamérica

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p166

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar no contexto de mudanças dos processos produtivos a forma pela qual a noção de competências vem assumindo a centralidade na educação como um todo e inclusive na Educação Física como parte constituinte, ao mesmo tempo em que os saberes e o conhecimento ficam em segundo plano. Para tanto, buscou-se apreender como a Pedagogia das Competências, como noção norteadora do projeto de formação humana na ótica do capital contemporâneo, através de diferentes mediações – Orientações da UNESCO, PCN, Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais - busca ganhar concretude. Como contraponto, defende-se a perspectiva crítico-superadora.

 

 

Biografia do Autor

Marcelo Silva dos Santos, Faculdade Sudamérica

Professor da Faculdade Sudamérica no curso de Licenciatura em Educação Física na cidade de Cataguases/MG e Rede Municipal de Juiz de Fora/MG.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Silva dos Santos, M. (2011). <b>Reordenamento do mundo do trabalho e pedagogia das competências: implicações para a Educação Física escolar (período pós 1990). Motrivivência, (35), 166–183. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2010v22n35p166