ORGANIZAÇÃO E TRATO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Paulo Rogério Barbosa Nascimento UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p36

Resumo

A sistematização do tema/conteúdo de lutas para a disciplina de Educação Física escolar é uma carência desta área de estudo. Este fato é considerado por alguns professores como restritivo ao trato pedagógico deste tema/conteúdo. Entendemos ser possível contrapor esta suposta restrição, considerando: nossa concepção sobre a função da Educação Física escolar; um projeto curricular de Educação Física; os tempos escolares e as características do educando em cada etapa. Assim, este tema/conteúdo se justifica e pode ser organizado, edificando-se uma base para que futuras intervenções pedagógicas tornem possível a sua vivência e estudo no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Paulo Rogério Barbosa Nascimento, UNIJUÍ

Prof. Licenciado em Educação Física - UNICRUZ/Cruz Alta-RS, Mestre em Educação nas Ciências - UNIJUI/Ijuí-RS. Prof. Curso de Educação Física - UNIJUI/Ijuí-RS e do Curso de Educação Física - URI/Santo Ângelo-RS.

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Publicado

2010-07-09

Como Citar

NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa. ORGANIZAÇÃO E TRATO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 31, p. 36–49, 2010. DOI: 10.5007/2175-8042.2008n31p36. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p36. Acesso em: 2 fev. 2025.