ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DAS AULAS DE DANÇA IMPROVISAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

Autores

  • Queila Silva
  • Marcelo Victor Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p66

Palavras-chave:

Dança improvisação, Ludicidade, Educação Física infantil

Resumo

Este estudo é uma pesquisa-ação que apresenta as diferentes estratégias metodológicas no ensino da dança improvisação na Educação Física infantil. Para isso, contou com a observação e registro das aulas ministradas, nas quais participaram 40 crianças de 5 e 6 anos matriculadas em uma escola particular de Campo Grande-MS. A partir da coleta de dados, foi possível verificar que as estratégias metodológicas de ensino aderidas pelas professoras foram: diálogo (comunicação), a motivação, despertar da curiosidade (com materiais de apoio) e demonstração. Em suma, as professoras utilizaram de diversas estratégias de ensino para possibilitar as vivências com a dança improvisação.

Biografia do Autor

Queila Silva

Professora de Educação Física

Marcelo Victor Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Profº. Ms./ Departamento de Educação Física/UFMS

Downloads

Publicado

2010-07-09