ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DAS AULAS DE DANÇA IMPROVISAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

Queila Silva, Marcelo Victor Rosa

Resumo


Este estudo é uma pesquisa-ação que apresenta as diferentes estratégias metodológicas no ensino da dança improvisação na Educação Física infantil. Para isso, contou com a observação e registro das aulas ministradas, nas quais participaram 40 crianças de 5 e 6 anos matriculadas em uma escola particular de Campo Grande-MS. A partir da coleta de dados, foi possível verificar que as estratégias metodológicas de ensino aderidas pelas professoras foram: diálogo (comunicação), a motivação, despertar da curiosidade (com materiais de apoio) e demonstração. Em suma, as professoras utilizaram de diversas estratégias de ensino para possibilitar as vivências com a dança improvisação.


Palavras-chave


Dança improvisação; Ludicidade; Educação Física infantil

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p66



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA