EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: reflexões sobre as aulas de exclusão
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p335Resumo
O objetivo do estudo foi identificar, descrever e interpretar atitudes de exclusão existentes nas aulas de Educação Física e os aspectos que as propiciam. As observações foram realizadas com uma classe de 2º ano do ensino médio de uma escola particular em Florianópolis, SC. Foi elaborado um roteiro de observação que contemplava possíveis aspectos de exclusão, tanto na prática docente quanto pelos próprios alunos. Os resultados demonstraram como possíveis atitudes de exclusão: relações de gênero com hierarquização do sexo masculino, atitudes competitivas e autoexclusão. Estas se davam por modelos socialmente impostos. Deve-se atentar a estes aspectos e desenvolver uma Educação Física em processo de alteridade, com perspectivas humanistas e interculturais.Downloads
Publicado
2009-01-01
Como Citar
TEIXEIRA, Fabiano Augusto. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: reflexões sobre as aulas de exclusão. Motrivivência, Florianópolis, n. 32-33, p. 335–343, 2009. DOI: 10.5007/2175-8042.2009n32-33p335. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p335. Acesso em: 26 abr. 2025.
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