Análise da percepção dos idodos integrantes de grupo de práticas na atenção primária: aspectos motivacionais e o fazer multiprofissional

Autores

  • Braulio Nogueira de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Wellington Gomes Feitosa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p149

Palavras-chave:

Educação Física, Esporte, Lazer

Resumo

 


O objetivo deste artigo foi analisar as percepções dos idosos, acerca dos aspectos motivacionais e nível de significância/importância das práticas corporais, bem como do trabalho multiprofissional desenvolvido pela equipe de saúde. O estudo caracterizase como descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, em que se utilizou o método da análise de conteúdo. Foram entrevistados 14 idosos. As medidas terapêuticas, atreladas a alguns resultados positivos e a promoção da saúde de maneira geral foram os principais motivos elencados. Quanto ao fazer multiprofissional notou-se atuação interdisciplinar pouco efetiva. Diante disso, uma ressignificação desses espaços se faz necessária.

Biografia do Autor

Braulio Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Educação Física (Universidade Estadual do Ceará), Especialização em andamento em Saúde do Idoso (Universidade Estadual do Ceará), Especialização em andamento em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Universidade Estadual Vale do Acaraú) Contato: brauliono08@homail.com.

Wellington Gomes Feitosa, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Graduado em Educação Física (Universidade Federal do Ceará). Especialização em Fisiologia e biomecânica dos movimentos, Especialização no ensino de educação física e Especialização em Personal Training, Mestrado em andamento em Ciências do Desporto com especialização em Avaliação e Prescrição na Atividade

Física.

 

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Educação Física (Universidade de Fortaleza), Especialista em Psicomotricidade (Universidade Estadual do Ceará), Mestre em Educação em Saúde (Universidade de Fortaleza), Doutor em Saúde Coletiva (Universidade Estadual do Ceará).Contato: heraldosimoes@bol.com.br.

Downloads

Publicado

2012-09-13