Tensões e conflitos na inserção da capoeira nas escolas de São José/SC: propondo uma análise subjetiva do processo em andamento

Autores

  • Marcelo Rocha Radicchi UFAM
  • José Luiz Cirqueira Falcão UFG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p202

Palavras-chave:

Educação Física, Esporte, Lazer

Resumo

 

Buscamos analisar o contexto de inserção da capoeira nas escolas municipais, empreendendo duas vertentes de análise: a primeira, relacionada ao contexto oficial e a segunda vertente de análise, a partir das observações sobre os significados das aulas de capoeira aos sujeitos participantes da realidade. O trabalho baseou-se em recorte da dissertação de mestrado defendido junto ao PPGEF/UFSC no ano de 2011. Observamos a relação conflituosa entre a capoeira e a Educação Física, enquanto disciplina de vinculação desta à escola. Observamos que esta inserção está em construção, onde algumas iniciativas de professores parecem auxiliar na legitimação desta inserção.

Biografia do Autor

Marcelo Rocha Radicchi, UFAM

Professor Assistente em regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Ciências Sociais e Educação e Zootecnia (ICSEZ), Campus do Baixo Amazonas, Parintins (AM). Mestre em Educação Física (UFSC).Contato: marcelo.radicchi@gmail.com.

José Luiz Cirqueira Falcão, UFG

Professor Adjunto no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Educação (UFBA). Contato: joseluizfalcao@hotmail.com.

 

Downloads

Publicado

2012-09-13