Tensões e conflitos na inserção da capoeira nas escolas de São José/SC: propondo uma análise subjetiva do processo em andamento

Marcelo Rocha Radicchi, José Luiz Cirqueira Falcão

Resumo


 

Buscamos analisar o contexto de inserção da capoeira nas escolas municipais, empreendendo duas vertentes de análise: a primeira, relacionada ao contexto oficial e a segunda vertente de análise, a partir das observações sobre os significados das aulas de capoeira aos sujeitos participantes da realidade. O trabalho baseou-se em recorte da dissertação de mestrado defendido junto ao PPGEF/UFSC no ano de 2011. Observamos a relação conflituosa entre a capoeira e a Educação Física, enquanto disciplina de vinculação desta à escola. Observamos que esta inserção está em construção, onde algumas iniciativas de professores parecem auxiliar na legitimação desta inserção.


Palavras-chave


Educação Física; Esporte; Lazer

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p202



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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