Tensões e conflitos na inserção da capoeira nas escolas de São José/SC: propondo uma análise subjetiva do processo em andamento

Autores/as

  • Marcelo Rocha Radicchi UFAM
  • José Luiz Cirqueira Falcão UFG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p202

Resumen

 

Buscamos analisar o contexto de inserção da capoeira nas escolas municipais, empreendendo duas vertentes de análise: a primeira, relacionada ao contexto oficial e a segunda vertente de análise, a partir das observações sobre os significados das aulas de capoeira aos sujeitos participantes da realidade. O trabalho baseou-se em recorte da dissertação de mestrado defendido junto ao PPGEF/UFSC no ano de 2011. Observamos a relação conflituosa entre a capoeira e a Educação Física, enquanto disciplina de vinculação desta à escola. Observamos que esta inserção está em construção, onde algumas iniciativas de professores parecem auxiliar na legitimação desta inserção.

Biografía del autor/a

Marcelo Rocha Radicchi, UFAM

Professor Assistente em regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Ciências Sociais e Educação e Zootecnia (ICSEZ), Campus do Baixo Amazonas, Parintins (AM). Mestre em Educação Física (UFSC).Contato: marcelo.radicchi@gmail.com.

José Luiz Cirqueira Falcão, UFG

Professor Adjunto no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Educação (UFBA). Contato: joseluizfalcao@hotmail.com.

 

Publicado

2012-09-13

Cómo citar

Radicchi, M. R., & Falcão, J. L. C. (2012). Tensões e conflitos na inserção da capoeira nas escolas de São José/SC: propondo uma análise subjetiva do processo em andamento. Motrivivência, (38), 202–216. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p202