“Como saber se meu mundo de ideias daria certo na prática?” O medo da docência no estágio supervisionado em educação física

Autores

  • Luis Martiny Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Irani Souza
  • Pierre Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p51

Resumo

 

O objetivo desta investigação foi reconhecer as implicações dos medos vivenciados pelos futuros-professores nas suas práticas pedagógicas. Foram aplicados três questionários com perguntas estruturadas para 48 futuros-professores do curso de Educação Física da UFPB. Utilizando-se das técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2008), foram mapeadas três categorias temáticas: a) prática de ensino e docência; b) dificuldades da docência e, c) formas de superação dos medos. Ele aparece como uma emoção essencial na ação dos futuros- professores. Pelo fato de o sentirem, são instigados a buscarem mais conhecimento para desempenharem a sua prática docente e a refletirem sobre a intervenção.

Biografia do Autor

Luis Martiny, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestre em Educação Física - Formação de professores e prática pedagógica. Professor efetivo do IFRN.

Irani Souza

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pierre Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Downloads

Publicado

2013-07-03

Como Citar

Martiny, L., Souza, I., & Gomes-da-Silva, P. (2013). “Como saber se meu mundo de ideias daria certo na prática?” O medo da docência no estágio supervisionado em educação física. Motrivivência, (40), 51–66. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p51