Corpo comunicativo: analisando a comunicação corporal por meio da exploração espacial do educador

Autores

  • Djavan Antério Universidade Federal da Paraíba
  • Pierre Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p206

Palavras-chave:

Educação, Educação Física, Comunicação Corporal

Resumo

 

A partir da perspectiva do corpo como percepção e expressão do sujeito no mundo, o presente artigo analisa a comunicação corporal do educador como fonte primária e constante de informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo participante, com 28 professores de educação física. Os resultados evidenciaram a concretude de uma ação corporal possível de ser provocada e alterada, vislumbrando o potencial pedagógico no que se refere à devida e consciente exploração do espaço pelos sujeitos pesquisados. Concluiu-se ainda que o entorno espacial caracteriza-se como cenário pedagógico àquele que se propõe a ensinar.

Biografia do Autor

Djavan Antério, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação, graduado em Educação Artística e em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente é professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC) - CNPq do Centro de Ciências da Saúde - Campus I da UFPB. Desenvolve pesquisas na área da Educação, enfatizando a Educação Física e a Arte no contexto educacional. Prioriza estudos voltados à formação e prática docente; às relações sócio-pedagógicas; à pedagogia da visualidade, com ênfase na inter-relação entre cinema e educação; e à pedagogia do movimento, realçando a ação comunicativa corporal.

Pierre Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Nascido em 1966, Licenciado em Educação Física pela Centro de Ensino de João Pessoa - UNIPÊ (1989), Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Cultural de Ensino - Faculdade de Teologia Avançada de São Paulo (1991), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1993), mestre em Educação pela UFPB (1998), mestre em Teologia pela Faculdade de Ciências Teológicas do Rio de Janeiro (1996) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professor Associado da UFPB, Dept. de Educação Física, e prof. no Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UPE/UFPB, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq/CCS/UFPB e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise- EPSI. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física, na linha de pesquisa Pedagogia da Corporeidade (Prática Pedagógica e Formação Profissional- PPGEF; Ensino Aprendizagem- PPGE), com projetos relacionados à linguagem do movimento, o jogo em sua complexidade, metodologias de ensino, saberes docentes e saúde integrativa. Pelo paradigma da corporeidade atua na interface: educação, teologia e saúde.

Downloads

Publicado

2013-11-26