Communicative body: analyzing the bodily communication through the educator´s space exploration

Authors

  • Djavan Antério Universidade Federal da Paraíba
  • Pierre Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p206

Abstract

From the perspective of the body as perception and expression of the subject in the world, this article analyzes the bodily communication of the educator as a primary source of information and constant. This is a descriptive, qualitative study, participant type, with 28 physical education teachers. The results showed the concreteness of a bodily action can be brought about and changed, seeing the pedagogical potential with regard to proper and conscious space exploration by the research subjects. It was also concluded that the surrounding space is characterized as pedagogical scenario to that which purports to teach.

 

 

Author Biographies

Djavan Antério, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação, graduado em Educação Artística e em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente é professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC) - CNPq do Centro de Ciências da Saúde - Campus I da UFPB. Desenvolve pesquisas na área da Educação, enfatizando a Educação Física e a Arte no contexto educacional. Prioriza estudos voltados à formação e prática docente; às relações sócio-pedagógicas; à pedagogia da visualidade, com ênfase na inter-relação entre cinema e educação; e à pedagogia do movimento, realçando a ação comunicativa corporal.

Pierre Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Nascido em 1966, Licenciado em Educação Física pela Centro de Ensino de João Pessoa - UNIPÊ (1989), Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Cultural de Ensino - Faculdade de Teologia Avançada de São Paulo (1991), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1993), mestre em Educação pela UFPB (1998), mestre em Teologia pela Faculdade de Ciências Teológicas do Rio de Janeiro (1996) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professor Associado da UFPB, Dept. de Educação Física, e prof. no Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UPE/UFPB, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq/CCS/UFPB e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise- EPSI. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física, na linha de pesquisa Pedagogia da Corporeidade (Prática Pedagógica e Formação Profissional- PPGEF; Ensino Aprendizagem- PPGE), com projetos relacionados à linguagem do movimento, o jogo em sua complexidade, metodologias de ensino, saberes docentes e saúde integrativa. Pelo paradigma da corporeidade atua na interface: educação, teologia e saúde.

Published

2013-11-26

How to Cite

ANTÉRIO, Djavan; GOMES-DA-SILVA, Pierre. Communicative body: analyzing the bodily communication through the educator´s space exploration. Motrivivência, Florianópolis, n. 41, p. 206–222, 2013. DOI: 10.5007/2175-8042.2013v25n41p206. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2013v25n41p206. Acesso em: 26 nov. 2024.