Cuerpo comunicativo: analizando la comunicación corporal por medio de la exploración espacial del educador

Autores/as

  • Djavan Antério Universidade Federal da Paraíba
  • Pierre Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p206

Resumen

A partir de la perspectiva del cuerpo como percepción y expresión del sujeto en el mundo, el presente artículo analiza la comunicación corporal del educador como fuente primaria y constante de información. Se trata de una investigación descriptiva, de abordaje cualitativo, del tipo participante, con 28 profesores de educación física. Los resultados evidenciaron la concretización de una acción corporal posible de ser provocada y alterada, vislumbrando el potencial pedagógico en lo que se refiere a la debida y consciente explotación del espacio por los sujetos investigados. Se concluyo aunque el entorno espacial se caracteriza como escenario pedagógico a aquel que se propone a enseñar. 

Biografía del autor/a

Djavan Antério, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação, graduado em Educação Artística e em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente é professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC) - CNPq do Centro de Ciências da Saúde - Campus I da UFPB. Desenvolve pesquisas na área da Educação, enfatizando a Educação Física e a Arte no contexto educacional. Prioriza estudos voltados à formação e prática docente; às relações sócio-pedagógicas; à pedagogia da visualidade, com ênfase na inter-relação entre cinema e educação; e à pedagogia do movimento, realçando a ação comunicativa corporal.

Pierre Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Nascido em 1966, Licenciado em Educação Física pela Centro de Ensino de João Pessoa - UNIPÊ (1989), Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Cultural de Ensino - Faculdade de Teologia Avançada de São Paulo (1991), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1993), mestre em Educação pela UFPB (1998), mestre em Teologia pela Faculdade de Ciências Teológicas do Rio de Janeiro (1996) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professor Associado da UFPB, Dept. de Educação Física, e prof. no Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UPE/UFPB, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq/CCS/UFPB e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise- EPSI. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física, na linha de pesquisa Pedagogia da Corporeidade (Prática Pedagógica e Formação Profissional- PPGEF; Ensino Aprendizagem- PPGE), com projetos relacionados à linguagem do movimento, o jogo em sua complexidade, metodologias de ensino, saberes docentes e saúde integrativa. Pelo paradigma da corporeidade atua na interface: educação, teologia e saúde.

Publicado

2013-11-26

Cómo citar

ANTÉRIO, Djavan; GOMES-DA-SILVA, Pierre. Cuerpo comunicativo: analizando la comunicación corporal por medio de la exploración espacial del educador. Motrivivência, Florianópolis, n. 41, p. 206–222, 2013. DOI: 10.5007/2175-8042.2013v25n41p206. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2013v25n41p206. Acesso em: 26 nov. 2024.