Fotografia na era digital: produção, protagonismo e performance – problemas para a Educação Física/Ciências do Esporte

Autores

  • Fernando Gonçalves Bitencourt Instituto Federal de Santa Catarina, São José, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p198

Resumo

Este texto, fruto das observações oriundas de “micro” etnografias realizadas durante estágio de doutorado em Madri, reflete sobre a fotografia, tomada por agentes sociais distintos, de desportistas e espaços desportivos na era digital. Considerando a profusão de imagens e a facilidade de difusão via internet, questiona implicações ético-morais da captura destas e os sentidos da produção, protagonismo e performances. Sugiro haver ‘gosto de class’ e ‘habitus’ a orientar estas práticas. A apropriação da imagem alheia (de ídolos e anônimos) e a exacerbação do individualismo caracterizam este ‘ethos’, cujo perigo reside no uso privado e na publicização inconsequente da vida alheia.

Biografia do Autor

Fernando Gonçalves Bitencourt, Instituto Federal de Santa Catarina, São José, Santa Catarina

Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São José
Professor de Educação Física
Doutor em Antropologia Social
Coordenador do Grupo de Pesquisa ESCULTURA - IFSC/Campus São José
Pesquisador: LaboMídia (CDS/UFSC)/ NAVI/GAUM (PPGAS/CFH/UFSC)

Downloads

Publicado

2014-11-12

Como Citar

BITENCOURT, Fernando Gonçalves. Fotografia na era digital: produção, protagonismo e performance – problemas para a Educação Física/Ciências do Esporte. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 198–211, 2014. DOI: 10.5007/2175-8042.2014v26n43p198. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n43p198. Acesso em: 4 dez. 2024.