A educação infantil e os (im)possíveis enlaces no campo escolar: os enredos na passagem entre o brincar, o aprender e o educar

Autores

  • Rogério Rodrigues Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p102

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar as possíveis relações entre a educação infantil e as atividades lúdicas. Na atual organização da unidade escolar, seria possível pensar as relações entre o brincar, o aprender e o educar como processos para o desenvolvimento do pensamento na criança e sua inserção no campo da cultura? Compreende-se que o brincar traz em si a contradição entre o necessário e o supérfluo, ou seja, de um lado, é valorizado como “pedagógico” e, de outro lado, trata-se de um elemento de distração. Essa dualidade sobre o significado do brincar no processo educativo do sujeito produz seus efeitos numa sociedade de mercado. No caso desse estudo, tem-se como método a revisão bibliográfica com base em autores que permitem conceituar aquilo que se pode chamar o brincar no campo escolar. Tem-se como conclusão que é necessário os intelectuais que atuam no campo escolar reelaborarem o brincar como elemento curricular.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Doutor em Educação - UNICAMP

Universidade Federal de Itajubá

Itajubá - MG - Brasil

rrunifei@hotmail.com

Instituto de Física e Quimica - IFQ

Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho

Cep: 37.500-903 - Itajubá - MG

 

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

Rodrigues, R. (2015). A educação infantil e os (im)possíveis enlaces no campo escolar: os enredos na passagem entre o brincar, o aprender e o educar. Motrivivência, 27(45), 102–112. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p102