Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a atuação docente

Autores

  • Amanda Dória Assis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maicon Felipe Pereira Pontes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p113

Resumo

A partir da experiência docente em educação física nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada de Porto Alegre-RS, visamos relatar algumas demandas da prática pedagógica em educação física nesta etapa de ensino. Evidenciamos que, muito mais do que conhecimentos relacionados a conteúdos e metodologias de ensino, o trabalho docente exige improvisos e negociação com os demais sujeitos que integram o contexto escolar – sobretudo com o/a professor/a de referência. Ademais, cabe ao docente, no transcorrer das aulas, analisar as implicações das atividades em relação às alunas e aos alunos, visando não reafirmar diferenças construídas socialmente e possibilitar a integração de todas e todos à Cultura Corporal de Movimento. Aprendemos que os saberes docentes são reformulados constantemente em face das implicações do contexto, logo é preciso ter cuidado para não se deixar acomodar com as rotinas elaboradas e rever sempre as intenções pedagógicas, bem como o fazer docente.

Biografia do Autor

Amanda Dória Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada  em Educação Física.

Professora da Educação Básica.

Mestranda pelo programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (ESEF/UFRGS)

Maicon Felipe Pereira Pontes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano PPGCMH/UFRGS
Especialização em Motricidade Infantil ESEF/UFRGS
Licenciado em Educação Física ESEF/UFRGS
Especialização em
Professor da Educação Básica.

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

ASSIS, Amanda Dória; PONTES, Maicon Felipe Pereira. Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a atuação docente. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 113–123, 2015. DOI: 10.5007/2175-8042.2015v27n45p113. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p113. Acesso em: 2 abr. 2025.