Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a atuação docente

Amanda Dória Assis, Maicon Felipe Pereira Pontes

Resumo


A partir da experiência docente em educação física nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada de Porto Alegre-RS, visamos relatar algumas demandas da prática pedagógica em educação física nesta etapa de ensino. Evidenciamos que, muito mais do que conhecimentos relacionados a conteúdos e metodologias de ensino, o trabalho docente exige improvisos e negociação com os demais sujeitos que integram o contexto escolar – sobretudo com o/a professor/a de referência. Ademais, cabe ao docente, no transcorrer das aulas, analisar as implicações das atividades em relação às alunas e aos alunos, visando não reafirmar diferenças construídas socialmente e possibilitar a integração de todas e todos à Cultura Corporal de Movimento. Aprendemos que os saberes docentes são reformulados constantemente em face das implicações do contexto, logo é preciso ter cuidado para não se deixar acomodar com as rotinas elaboradas e rever sempre as intenções pedagógicas, bem como o fazer docente.


Palavras-chave


Atuação docente; Ensino Fundamental; Educação Física Escolar; Infâncias; Formação de Professores

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p113



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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