Discussão de gênero nas aulas de Educação Física: uma revisão sistemática

Naiara da Rocha Matos, Geisa Silva Brasileiro, Rodolfo Teixeira Rocha, Jorge Lopes Cavalcante Neto

Resumo


O objetivo do presente estudo foi verificar por meio de revisão sistemática as implicações da possível participação ou/não participação das meninas nas aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de um artigo de revisão sistemática realizado nas bases de dados do Portal de Periódicos CAPES e do Lilacs, e nas revistas científicas Motrivivência e Educação Física em Revista. Inicialmente foi encontrado um total de 260 artigos, no qual foram analisados minuciosamente os títulos, resumos, e posteriormente o artigo na íntegra, sendo selecionados apenas 07 artigos. Portanto, observou-se nos artigos selecionados uma forte influência construída historicamente e enraizada na sociedade sobre a participação das meninas nas aulas de Educação Física, estas são consideradas menos habilidosas para a prática esportiva quando comparadas aos meninos, e a sociedade, assim como a escola acabam por reforçar mais ainda essa superioridade masculina. 


Palavras-chave


Gênero; Educação Física; Escola

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p261



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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