Discussão de gênero nas aulas de Educação Física: uma revisão sistemática

Autores

  • Naiara da Rocha Matos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Geisa Silva Brasileiro Universidade do estado da Bahia (UNEB)
  • Rodolfo Teixeira Rocha Uuniversidade do estado da bahia (UNEB)
  • Jorge Lopes Cavalcante Neto Universidade do estado da Bahia (uneb)/Universidade Federal de São Carlos (ufscar)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p261

Palavras-chave:

Gênero, Educação Física, Escola

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar por meio de revisão sistemática as implicações da possível participação ou/não participação das meninas nas aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de um artigo de revisão sistemática realizado nas bases de dados do Portal de Periódicos CAPES e do Lilacs, e nas revistas científicas Motrivivência e Educação Física em Revista. Inicialmente foi encontrado um total de 260 artigos, no qual foram analisados minuciosamente os títulos, resumos, e posteriormente o artigo na íntegra, sendo selecionados apenas 07 artigos. Portanto, observou-se nos artigos selecionados uma forte influência construída historicamente e enraizada na sociedade sobre a participação das meninas nas aulas de Educação Física, estas são consideradas menos habilidosas para a prática esportiva quando comparadas aos meninos, e a sociedade, assim como a escola acabam por reforçar mais ainda essa superioridade masculina. 

Biografia do Autor

Naiara da Rocha Matos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduanda em educação física pela universidade do estado da bahia (uneb). curso de educação física do departamento de ciências humanas (dch).

Geisa Silva Brasileiro, Universidade do estado da Bahia (UNEB)

Graduanda em educação física pela universidade do estado da bahia (uneb). curso de educação física do departamento de ciências humanas (dch)

Rodolfo Teixeira Rocha, Uuniversidade do estado da bahia (UNEB)

Graduando em educação física pela universidade do estado da bahia (uneb). curso de educação física do departamento de ciências humanas (dch).

Jorge Lopes Cavalcante Neto, Universidade do estado da Bahia (uneb)/Universidade Federal de São Carlos (ufscar)

Graduado em educação física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em nutrição humana pela UFAL e doutorando em fisioterapia pela universidade federal de São Carlos (UFSCAR). Atualmente é professor do curso de educação física da Universidade do estado da Bahia (UNEB) e líder do grupo de estudos, pesquisa e extensão em educação especial e educação fisica adaptada (gepefa).

Downloads

Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

Porta Aberta