A BNCC em discussão na formação continuada de professores de Educação Física: um relato de experiência – Natal/RN

Dianne Cristina Souza de Sena, Wanessa Cristina Maranhão de Freitas Rodrigues, Jonas Morais Sobrinho, Matheus Jancy Bezerra Dantas, Christyan Giullianno de Lara Souza Silva

Resumo


Após o lançamento do Portal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a abertura para contribuições, uma proposta de cronograma em nível estadual, foi estabelecida para que o estado do Rio Grande do Norte e seus municípios pudessem se organizar, no intuito de mobilizar seus educadores, estimulando-os a contribuir na construção deste documento. Buscando atender estas demandas, propomos, enquanto grupo de assessoramento pedagógico da equipe de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Natal, o Fórum de Discussão sobre a BNCC através do programa de Formação Continuada para professores em exercício desta Secretaria. Assim, o Fórum objetivou realizar uma reflexão crítica sobre a BNCC além de trazer o professor como colaborador desta construção democrática. Nesse sentido, articulamos com o corpo docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que ocorreu em novembro de 2015 apresentado neste Relato de Experiência.


Palavras-chave


Base Nacional; Formação Continuada; Educação Física Escolar

Texto completo:

PDF/A

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: documento preliminar. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2015.

____. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

____. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm . Acesso em: 20 maio 2016.

____. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2014. Disponível em: Acesso em: 20 maio 2016.

____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

____. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 2008.

____.Base Nacional Comum Curricular: documento atual. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2016.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DAOLIO, Jocimar. Educação física brasileira: autores e atores da década de 1980. Papirus Editora, 1998.

FREIRE, João B. SCAGLIA, Alcides J. Educação como prática corporal. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2009.

KUNZ, Elenor. Transformação Didático-pedagógica do esporte. 5ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

MATTHIESEN, Sara Quenzer et al. Linguagem, corpo e educação física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 2, 2008.

MENDES, Maria Isabel B. S.; NÓBREGA, Terezinha Petrúcia. Cultura De Movimento: Reflexões a partir da Relação entre Corpo, Natureza e Cultura. Pensar a Prática, [S.l.], v. 12, n. 2, ago. 2009. ISSN 1980-6183. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016.

NATAL, Secretaria Municipal de Educação. Referenciais Curriculares para os anos iniciais e finais do ensino fundamental: educação física. Secretaria Municipal de Educação do Natal. Margarete Ferreira do Vale Sousa e Maria Tereza de Moraes (org.) – NATAL, RN: Secretaria Municipal de Educação, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016

PALMA, Ângela Pereira T. V.; OLIVEIRA, Amauri Aparecido B.; PALMA, José Augusto V. Educação Física e a Organização Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio. 2a ed. Londrina. PR: Eduel, 2010.

SENA, Dianne C. S. A sistematização do conteúdo jogo nas aulas de educação física do ensino fundamental e médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016.




DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p227



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA