As atribuições da Educação Física escolar: um enfoque especial no Ensino Médio

Vanessa Gomes de Castro

Resumo


Trata-se de uma breve reflexão sobre as atribuições da Educação Física escolar ao longo do século XX e início do século XXI, com enfoque especial no ensino médio. O objetivo principal é pontuar de forma crítica, com base em documentos legais, a consolidação da educação básica no país e as atribuições da Educação Física escolar nesse processo, principalmente no ensino médio. Ao longo do século XX, a educação básica se consolidou no Brasil, e a Educação Física escolar se tornou um componente curricular obrigatório, tendo seu papel bem definido pela legislação pertinente. Nas primeiras décadas do século XXI, sua obrigatoriedade curricular passou a ser questionada, especialmente no novo ensino médio, dados os próprios problemas dessa etapa crucial da educação básica, que acaba de passar por uma reforma estrutural e curricular. Conclui-se que as atribuições da Educação Física escolar estão vinculadas ao contexto no qual essas atribuições são forjadas.


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Ensino Médio; Reforma

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p124



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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