As atribuições da Educação Física escolar: um enfoque especial no Ensino Médio

Autores

  • Vanessa Gomes de Castro Universidade Federal de Juiz Fora/UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p124

Resumo

Trata-se de uma breve reflexão sobre as atribuições da Educação Física escolar ao longo do século XX e início do século XXI, com enfoque especial no ensino médio. O objetivo principal é pontuar de forma crítica, com base em documentos legais, a consolidação da educação básica no país e as atribuições da Educação Física escolar nesse processo, principalmente no ensino médio. Ao longo do século XX, a educação básica se consolidou no Brasil, e a Educação Física escolar se tornou um componente curricular obrigatório, tendo seu papel bem definido pela legislação pertinente. Nas primeiras décadas do século XXI, sua obrigatoriedade curricular passou a ser questionada, especialmente no novo ensino médio, dados os próprios problemas dessa etapa crucial da educação básica, que acaba de passar por uma reforma estrutural e curricular. Conclui-se que as atribuições da Educação Física escolar estão vinculadas ao contexto no qual essas atribuições são forjadas.

Biografia do Autor

Vanessa Gomes de Castro, Universidade Federal de Juiz Fora/UFJF

Doutoranda em Ciências Sociais no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF)

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

CASTRO, Vanessa Gomes de. As atribuições da Educação Física escolar: um enfoque especial no Ensino Médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 124–135, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n52p124. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p124. Acesso em: 26 nov. 2024.