Significações de jogo: um estudo com professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p173Resumo
Este trabalho investigou as significações de jogo constituídas pelos professores de Educação Física que atuam nas primeiras séries do ensino fundamental. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para analisar: a função do trabalho com o jogo; as significações procedentes de professores de outras áreas e da equipe gestora sobre o trabalho com o jogo e; as condições de trabalho com o jogo. Os resultados revelaram: a tensão entre o competir/cooperar, a desvalorização do futebol e a busca pela ressignificação; a valorização sobre a necessidade de trabalhar a leitura e a escrita, as capacidades físicas e o futebol; sendo que os maiores incômodos encontram-se centrados no objetivo a ser alcançado e no “como”, ao invés de “por quê”. Concluiu-se que o trabalho com o jogo vive um processo de busca de valorização e ressignificação da sua função, o que reitera a necessidade desse olhar historicizado para o sujeito que constitui a Educação Física escolar.
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