Significações de jogo: um estudo com professores de Educação Física

Marilia Freire, Ana Mercês Bahia Bock

Resumo


Este trabalho investigou as significações de jogo constituídas pelos professores de Educação Física que atuam nas primeiras séries do ensino fundamental. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para analisar: a função do trabalho com o jogo; as significações procedentes de professores de outras áreas e da equipe gestora sobre  o trabalho com o jogo e; as condições de trabalho com o jogo. Os resultados revelaram: a tensão entre o competir/cooperar, a desvalorização do futebol e a busca pela ressignificação; a valorização sobre a necessidade de trabalhar a leitura e a escrita, as capacidades físicas e o futebol; sendo que os maiores incômodos encontram-se centrados no objetivo a ser alcançado e no “como”, ao invés de “por quê”. Concluiu-se que o trabalho com o jogo vive um processo de busca de valorização e ressignificação da sua função, o que reitera a necessidade desse olhar historicizado para o sujeito que constitui a Educação Física escolar. 


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Jogo; Significações

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p173



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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