Significações de jogo: um estudo com professores de Educação Física

Autores

  • Marilia Freire Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Mercês Bahia Bock Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p173

Resumo

Este trabalho investigou as significações de jogo constituídas pelos professores de Educação Física que atuam nas primeiras séries do ensino fundamental. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para analisar: a função do trabalho com o jogo; as significações procedentes de professores de outras áreas e da equipe gestora sobre  o trabalho com o jogo e; as condições de trabalho com o jogo. Os resultados revelaram: a tensão entre o competir/cooperar, a desvalorização do futebol e a busca pela ressignificação; a valorização sobre a necessidade de trabalhar a leitura e a escrita, as capacidades físicas e o futebol; sendo que os maiores incômodos encontram-se centrados no objetivo a ser alcançado e no “como”, ao invés de “por quê”. Concluiu-se que o trabalho com o jogo vive um processo de busca de valorização e ressignificação da sua função, o que reitera a necessidade desse olhar historicizado para o sujeito que constitui a Educação Física escolar. 

Biografia do Autor

Marilia Freire, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação

Professora da UNEB - Campus XII

Guanambi/BA, Brasil

E-mail: mariliafr@terra.com.br

Ana Mercês Bahia Bock, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutora em Psicologia Social.

Professora da PUC/SP.

São Paulo/SP, Brasil.

E-mail: anabbock@gmail.com

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

Freire, M., & Bock, A. M. B. (2017). Significações de jogo: um estudo com professores de Educação Física. Motrivivência, 29(52), 173–190. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p173