Esporte e TV pública no Brasil: a TV Brasil, a audiência e as transmissões do campeonato brasileiro de futebol da série C

Priscila Eugênia Trevisan Cestari, Ary José Rocco Júnior

Resumo


A TV Brasil é uma emissora pública que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foi criada para implantar o Sistema Público de Comunicação no país. Desde 2013 a emissora transmite partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série C. O objetivo deste artigo é discutir, à luz de conceitos como audiência, cultura de mídia e valor-notícia, se a emissora cumpre, através do esporte, o papel para o qual foi criada. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com a análise de documentos internos da emissora e a realização de entrevistas. O estudo pretende contribuir com reflexões a respeito dos processos existentes entre a gestão do esporte e a comunicação pública no Brasil. Assim, procuramos verificar se a emissora cumpre sua missão de formação e fortalecimento da cidadania e da identidade nacional ou se é apenas regida, em seu relacionamento com o esporte, pela ótica comercial da audiência. 


Palavras-chave


Esporte; TV pública; Audiência; TV Brasil; Campeonato brasileiro série C

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp57



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA