Glocalização como área emergente da gestão do esporte: revisão de literatura de artigos publicados sobre a relação entre o conceito de glocalização e a gestão do esporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86786

Palavras-chave:

Glocalização, Esporte, Gestão do esporte, Globalização

Resumo

A glocalização no esporte foi introduzida como conceito em 2004 em um artigo publicado pelo The British Journal of Sociology, que tinha como autores os professores Richard Giulianotti e Roland Robertson. Atualmente há um notável crescimento do interesse pelo conceito de glocalização em diversas áreas do conhecimento e, portanto, o objetivo deste estudo foi fazer uma revisão sistemática da literatura sobre como a glocalização está sendo estudada em pesquisas no campo da gestão do esporte. Nesta pesquisa, foram encontrados 62 artigos em que o conceito de glocalização foi utilizado em estudos de gestão do esporte, publicados entre 2004 e 2021. Um resultado importante foi que 22 países de 5 continentes foram estudados nesses 62 artigos, além de 13 esportes de diferentes modalidades, o que demonstra que essa conexão entre glocalização e gestão do esporte está crescendo, não sendo estudada isoladamente em poucos países ou em poucas modalidades esportivas.

Biografia do Autor

Roger Luiz Brinkmann, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciências

Universidade de São Paulo, Departamento de Esporte, São Paulo, Brasil

Ary José Rocco Júnior, USP

Livre-Docente

Universidade de São Paulo, Departamento de Esporte, São Paulo, Brasil

Referências

BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Editora Almedina, 2011.

BESNIER, Niko; BROWNELL, Susan; CARTER, Thomas. Antropología del deporte: Emociones, poder y negócios en el mundo contemporâneo. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2018.

BONILLA, Juan Miguel Hernandez. Em 95% dos artigos científicos, inglês cria ‘ditadura da língua’. Apenas 1% está em português e espanhol. El País, Madrid, 28/07/2021. Disponível em https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-07-28/em-95-dos-artigos-cientificos-ingles-cria-ditadura-da-lingua-apenas-1-esta-em-portugues-e-espanhol.html. Acesso em 20 set. 2021.

CUNNINGHAM, George; FINK, Janet; & DOHERTY, Alison. Developing theory in sport management. In: G. B. Cunningham, J. S. Fink, & A. Doherty (Eds.), Routledge handbook of theory in sport management (pp. 3–8). Routledge, 2016.

GOMES, Isabelle Senna; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Revista Movimento, v.20, n.10, p. 395-411, 2014.

GIULIANOTTI, Richard; ROBERTSON, Roland. The globalization of football: a study in the glocalization of the ‘serious life´. The British Journal of Sociology, v.55, n.4, 2004.

GIULIANOTTI, Richard; ROBERTSON, Roland. Glocalization and Sport in Asia: Diverse Perspectives and Future Possibilities. Sociology of Sport Journal, v.29, p.433-454, 2012.

HWANG, Dong-Jhy; CHIU, Wey-Cheng. Sport and National Identity in Taiwan – East Asian Sport Thoughts. The International Journal for the Sociology of Sport, 1, 39-73, 2010.

JARVIE, Grant; THORNTON, James. Sport, Culture and Society – An Introduction. Nova York: Routledge, 2012.

JOSEPH, Nye. Soft Power: The means to success in world politics. Nova York: Public Affairs, 2004.

MAGUIRE, Joseph. Sport, Identity Politics, and Globalization: Diminishing Contrasts and Increasing Varieties. Sociology of Sport Journal, 11, 398-427, 1994.

POUPART, Jean; DESLAURIES, Jean-Pierre; GROULX, Lionel; LAPERRIER, Anne; MAYER, Robert; PIRES, Alvaro. A pesquisa qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2020.

ROBERTSON, Roland. Globalização: Teoria social e cultura global. Petrópolis. Vozes, 2003.

ROCHA, Claudio.; FINK, Janet. Patriotism, national athletes and intention to purchase international sports products. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 2015.

ROUDOMETOF, Victor. Glocalization – A critical introduction. Nova York: Routledge, 2016.

TULLOCH, Sara. Oxford Dictionary of New Words. Oxford, UK: Oxford University Press, 1991.

ZHOU, Liangjun., WANG, Jerred Junqui., CHEN, Xiaoyang.; LEI, Chundong., ZHANG, James. and MENG, Xiao. The development of NBA in China: a glocalization perspective. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, Vol. 18 No. 1, pp. 81-94. https://doi.org/10.1108/IJSMS-05-2016-0013, 2017.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

Brinkmann, R. L., & Rocco Júnior, A. J. (2022). Glocalização como área emergente da gestão do esporte: revisão de literatura de artigos publicados sobre a relação entre o conceito de glocalização e a gestão do esporte. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e86786

Edição

Seção

Porta Aberta