Esporte e TV pública no Brasil: a TV Brasil, a audiência e as transmissões do campeonato brasileiro de futebol da série C

Autores

  • Priscila Eugênia Trevisan Cestari Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP)
  • Ary José Rocco Júnior Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP) http://orcid.org/0000-0003-4218-2669

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp57

Palavras-chave:

Esporte, TV pública, Audiência, TV Brasil, Campeonato brasileiro série C

Resumo

A TV Brasil é uma emissora pública que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foi criada para implantar o Sistema Público de Comunicação no país. Desde 2013 a emissora transmite partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série C. O objetivo deste artigo é discutir, à luz de conceitos como audiência, cultura de mídia e valor-notícia, se a emissora cumpre, através do esporte, o papel para o qual foi criada. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com a análise de documentos internos da emissora e a realização de entrevistas. O estudo pretende contribuir com reflexões a respeito dos processos existentes entre a gestão do esporte e a comunicação pública no Brasil. Assim, procuramos verificar se a emissora cumpre sua missão de formação e fortalecimento da cidadania e da identidade nacional ou se é apenas regida, em seu relacionamento com o esporte, pela ótica comercial da audiência. 

Biografia do Autor

Priscila Eugênia Trevisan Cestari, Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP)

Mestre em Administração: Gestão do Esporte. 

Analista em Comunicação - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 


Ary José Rocco Júnior, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP)

Departamento de Esporte

Área: Marketing e Comunicação no Esporte

Downloads

Publicado

2017-12-08

Edição

Seção

Artigos Originais