“A expectativa não é muito boa não. É de desespero mesmo!" O impacto emocional na prática pedagógica dos professores em formação inicial

Autores

  • Izabelle do Nascimento Pereira Colégio Evolução - João Pessoa - PB.
  • Luis Eugênio Martiny Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p194

Resumo

O objetivo é compreender a relação do “viés de impacto” com a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI), no Estágio Profissional Supervisionado em Educação Física (EPSEF-UFPB). Numa abordagem qualitativa e descritiva, a pesquisa realizou-se com estagiários matriculados na disciplina (EPSEF-UFPB) e utilizou para coleta: entrevistas semiestruturadas e protocolo de observação. A técnica de Análise de Conteúdo foi Categorial. Como resultados, nas categorias: emoções, aspectos motivadores e planejamento, os PFI criaram expectativas positivas e superestimaram o impacto emocional; suas ações pedagógicas foram influenciadas pelas emoções previstas; o planejamento foi flexibilizado e a motivação em estar no âmbito escolar diminui.

 

 

Biografia do Autor

Izabelle do Nascimento Pereira, Colégio Evolução - João Pessoa - PB.

Graduada em Educação Física pela UFPB

Luis Eugênio Martiny, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestre em Educação Física pelo programa associado de pós-graduação da UPE/UFPB na linha de pesquisa formação docente e práticas pedagógicas. Professor efetivo do IFRN.

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação, Professor associado da UFPB (Educação Física) e professor no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Pós doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC/CNPq) e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise (EPSI).

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

PEREIRA, Izabelle do Nascimento; MARTINY, Luis Eugênio; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. “A expectativa não é muito boa não. É de desespero mesmo!" O impacto emocional na prática pedagógica dos professores em formação inicial. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 54, p. 194–209, 2018. DOI: 10.5007/2175-8042.2018v30n54p194. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n54p194. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)