“A expectativa não é muito boa não. É de desespero mesmo!" O impacto emocional na prática pedagógica dos professores em formação inicial

Autores

  • Izabelle do Nascimento Pereira Colégio Evolução - João Pessoa - PB.
  • Luis Eugênio Martiny Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p194

Resumo

O objetivo é compreender a relação do “viés de impacto” com a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI), no Estágio Profissional Supervisionado em Educação Física (EPSEF-UFPB). Numa abordagem qualitativa e descritiva, a pesquisa realizou-se com estagiários matriculados na disciplina (EPSEF-UFPB) e utilizou para coleta: entrevistas semiestruturadas e protocolo de observação. A técnica de Análise de Conteúdo foi Categorial. Como resultados, nas categorias: emoções, aspectos motivadores e planejamento, os PFI criaram expectativas positivas e superestimaram o impacto emocional; suas ações pedagógicas foram influenciadas pelas emoções previstas; o planejamento foi flexibilizado e a motivação em estar no âmbito escolar diminui.

 

 

Biografia do Autor

Izabelle do Nascimento Pereira, Colégio Evolução - João Pessoa - PB.

Graduada em Educação Física pela UFPB

Luis Eugênio Martiny, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestre em Educação Física pelo programa associado de pós-graduação da UPE/UFPB na linha de pesquisa formação docente e práticas pedagógicas. Professor efetivo do IFRN.

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação, Professor associado da UFPB (Educação Física) e professor no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Pós doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC/CNPq) e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise (EPSI).

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

Pereira, I. do N., Martiny, L. E., & Gomes-da-Silva, P. N. (2018). “A expectativa não é muito boa não. É de desespero mesmo!" O impacto emocional na prática pedagógica dos professores em formação inicial. Motrivivência, 30(54), 194–209. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p194

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)