Preocupações dos professores de Educação Física no início da carreira docente

Naline Cristina Favatto, Jorge Both

Resumo


A pesquisa analisou as preocupações dos professores de Educação Física que estavam no início da carreira. O estudo descritivo de abordagem qualitativa contou com a participação de 16 professores efetivos que estavam entre o 1º e 4º ano de docência nas escolas municipais e estaduais de Maringá (Paraná). Para coleta de dados foi empregada a entrevista semiestruturada e as informações foram analisadas conforme a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que todos os grupos apresentam preocupações com as dimensões consigo, tarefa, impacto da tarefa, realidade social do aluno, políticas públicas para a educação e status da disciplina. Além disso, observou-se que as inquietações dos professores com um e dois anos de carreira apresentavam comportamento mais crítico e resistente frente às normas da instituição, enquanto que os docentes com três e quatro anos de magistério apresentaram postura crítica e madura frente aos problemas do trabalho.

Palavras-chave


Preocupações; Professores; Educação física

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56655



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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