Preocupações dos professores de Educação Física no início da carreira docente
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56655Resumo
A pesquisa analisou as preocupações dos professores de Educação Física que estavam no início da carreira. O estudo descritivo de abordagem qualitativa contou com a participação de 16 professores efetivos que estavam entre o 1º e 4º ano de docência nas escolas municipais e estaduais de Maringá (Paraná). Para coleta de dados foi empregada a entrevista semiestruturada e as informações foram analisadas conforme a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que todos os grupos apresentam preocupações com as dimensões consigo, tarefa, impacto da tarefa, realidade social do aluno, políticas públicas para a educação e status da disciplina. Além disso, observou-se que as inquietações dos professores com um e dois anos de carreira apresentavam comportamento mais crítico e resistente frente às normas da instituição, enquanto que os docentes com três e quatro anos de magistério apresentaram postura crítica e madura frente aos problemas do trabalho.Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRANDÃO, Juliana Silva; DUARTE, Maria de Fátima da Silva. Perfil do estilo de vida dos professores de educação física aposentados no Vale do Itajaí/SC. In: NASCIMENTO, J.V.; LOPES, A.S. (Org). Investigação em Educação Física: Primeiros passos, novos horizontes. Londrina: Midiograf, 2003.
BOTH, Jorge. Bem-Estar do trabalhador docente em educação física da região sul do Brasil. 2011. 248f.Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
CLARO JÚNIOR, Rubens Silva; FILGUEIRAS, Isabel Porto. Dificuldades de gestão de aula de professores de Educação Física em início de carreira na escola. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.8, n.2, p.156-198, 2009.
CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos; MOLINA NETO, Vicente. A cultura escolar sob o olhar do paradigma da complexidade: um estudo etnográfico sobre a construção da identidade docente de professores de educação física no início da docência. Movimento, Porto Alegre, v.23, n.3, p.827-840, 2016.
CONKLE, Terry. Inservice physical educators' stages of concerns: A test of Fuller’s model and the TCQPE. Physical Educator, v.53 n.3, p.122-128, 1996.
COSTA, Bruno Oliveira. Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso? 2013, 119f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
FARIAS, Gelcemar Oliveira et al. Preocupações pedagógicas de estudantes-estagiários na formação inicial em Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.14, n.3, p.310-319, 2008.
FARIAS, Gelcemar Oliveira; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Construção da identidade profissional: metamorfose na carreira docente em educação física. In: FARIAS, Gelcemar Oliveira; NASCIMENTO, Juarez.Vieira. (Org.). Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação a ação. Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.61-79.
FARIAS, Gelcemar Oliveira. Carreira docente em educação física: uma abordagem na construção da trajetória profissional do professor. 2010, 305f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
FOLLE, Alexandra et al. Nível de (in)satisfação profissional de professores de Educação Física da Educação Infantil. Motriz, Rio Claro, v.14, n.2 p.124-134, 2008.
FOLLE, Alexandra et al. Construção da carreira docente em Educação Física: escolhas, trajetórias e perspectivas. Movimento, Porto Alegre, v.15, n.1, p.25-49, 2009.
FOLLE, Alexandra; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Trajetória docente em educação física: percursos formativos e profissionais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.24, n.4, p.507-23, 2010.
FOLLE, Alexandra; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Preocupações ao longo da carreira docente: estudos de caso com professores de educação física do magistério público estadual. Revista Brasileira de Ciências e Esporte, São Paulo, v.33, n.4, p.841-855, 2011.
FREITAS, Rosineide Cristina; ALVERNAZ, Aline. Socialização organizacional de professores de Educação Física nos primeiros anos de profissão. In: HENRIQUE, J.; ANACLETO, F.N.A.; PEREIRA, S.A.M. (Org.). Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Física. Reflexões sobre a formação e socialização docente. Curitiba: CRV, 2016. PG
FULLER, Frances. Concerns of teachers: a developmental conceptualization. American Educational Research Journal, n.6, p.207-226. 1969.
FULLER, Frances; BROWN, Oliver. Becoming a teacher. In: RYAN, A. (Org.). Teacher Education Yearbook of the National Society for the Study of Education. Chicago: University of Chigado Press, 1975. v.2, p.25-52.
GASPARI, Telma Cristiane et al. A realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira da Educação Física, São Paulo, v.14, n.6, p.109-137, 2006.
GONÇALVES, José Alberto. Carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 141-170.
HARDMAN, Ken; MARSHALL, Joe. The state and status of physical education in schools in international contexto. European Physical Education Review, v.6, n.3, p.203-229, 2000.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 31-61.
JESUS, Saul Neves; SANTOS, Joana Conduto Vieirs. Desenvolvimento profissional e motivação dos professores. Revista Educação, v.52, n.1, p.39-58, 2004.
KOVAČ, Margeta et al. Occupational health problems among slovenian physical education teachers. Kinesiology, v.45, n.1, p.92-100, 2013.
MACDONALD, Doune. The Role of Proletarianization in Physical Education Teacher Attrition, Research Quarterly for Exercise and Sport, v.66, n.2, p.129-141, 1995.
MCBRIDE, Ronald; BOGGESS, Teresa; GRIFFEY, David. The concerns of physical education student teachers: a developmental view. Journal of Teaching in Physical Education, v.4, p.202-211, 1985.
MOREIRA, Herivelto; FOX, Keneth; SPARKES, Andrew. Job Motivation Profiles of Physical Educators: theoretical background and instrument development. British Educational Research Journal, n.6, v.28, p.845-861, 2002.
NEMIÑA, Raúl Eirín; RUSO, Gárcia; MESA, Lourdes Monteiro. Professores principiantes e iniciación professional. Estúdio exploratório. Professorado: Revista de Curriculum y Formación del Professorado, v.13, n.1, p.101-115, 2009.
NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 11-30.
PIOVANI, Veronica Gabriela.Silva; BOTH, Jorge; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Preocupaciones pedagógicas de los estudiantespracticantes de Educación Física de diferentes domicilios sociales de Uruguay. Movimento, Porto Alegre, v.18, n.4, p.77-98, 2012.
SANTOS, Soraya Vieira. Ampliação o tempo escolar em propostas de educação pública integral 2009, 140f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
SHIGUNOV, Vitor; FARIAS, Gelcemar Oliveira; NASCIMENTO, Juarez Vieira. O percurso profissional dos professores de Educação Física nas escolas. In: SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 103-152.
SHOVAL, Ella; ERLICH, Ilana; FEJGIN, Naomi. Mapping and interpreting novice physical education teachers’ self-perceptions of strengths and difficulties. Physical Education and Sport Pedagogy, v.15, n.1, p.85-101, 2010.
SIMÕES, Marcia. O profissional de educação física e a voz: uma contribuição da Fonoaudiologia. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, São Paulo, v.5, n.1, p.71-80, 2000.
SMYTH, Donna. First-year physical education teachers' perceptions of their workplace. Journal of Teaching in Physical Education, v.14, p.198-214, 1995.
STROOT, Sandra; FAUCETTE, Nell; CHWAGER, Susan. In the beginning: the induction of physical educators. Journal of Teaching in Physical Education, v.12, p.375-385, 1993.
TANKERSLEY, Amber. Discovering curriculum concerns of begnning early childhood teachers. Annual Theme, Ptisburg State University, Kansas, p.293-297, 2010.
TRUSZ, Renato Daniel. Preocupações de professores de educação física de Balneário Camboriú. 2016, 135f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
TRUSZ, Renato Daniel et al. Preocupações de professores de Educação Física: reflexões acerca de estudos relacionados à temática. Movimento, Porto Alegre, v.23, n.4, p.1471-1484, 2017.
VALLE, Ione Ribeiro. A era da profissionalização: formação e socialização profissional do corpo docente de 1ª a 4ª série. Florianópolis: Cidade Futura, 2003.
ZOUNHIA, Katerina; HATZIHARISTOS, Dimitris; EMMANOUEL, Kostas. Teaching concerns of greek physical education student teachers. Studies in Physical Culture and Tourism. v.11, p.1-13, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).