Um diálogo teórico-metodológico sobre a técnica no pensamento de Vitor Marinho

Leon Ramyssés Vieira Dias, André Malina, Ângela Celeste Barreto Azevedo

Resumo


Os anos de 1980 foram marcantes para a Educação Física, pois disseminou-se o pensamento renovador e surgiu a perspectiva sociocultural. Nesse período, houve críticas à luz das Ciências Humanas e Sociais aos paradigmas positivistas (como o tecnicismo) nas produções da época. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo identificar a concepção da técnica na perspectiva sociocultural por meio da análise da obra de Vitor Marinho, um dos intelectuais responsáveis pela difusão do movimento renovador. Para tal, foram analisados três textos publicados pelo autor na década de 80, evidenciando os elementos explícitos e implícitos sobre a técnica e suas questões. Os dados foram tratados qualitativamente, embasados pelo referencial teórico de Álvaro Vieira Pinto. Os resultados apontaram que a mudança de referencial teórico-epistemológico que ocorreu com o pensamento renovador promoveu contribuições para pensar a técnica em uma perspectiva crítica e humanista, embora de forma imperfeita relativamente ao referencial teórico escolhido.

Palavras-chave


Conhecimento; Estudo de prova de conceito; Tendência; Humanismo

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58223



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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