Resenha do livro: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59673Resumo
A resenha apresenta o livro “O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física” de Paula Batista, Amândio Graça e Paula Queirós. O texto descreve algumas alternativas para o modelo de formação inicial de professores de Educação Física, que valoram a identidade profissional docente e o papel do estágio obrigatório neste processo. São descritos distintos estudos que apontam a necessidade de aproximar as universidades às escolas, valorizando a experiência dos professores que cooperam com os estudantes que cursam a disciplina estágio obrigatório e se apropriando do conceito de comunidade de prática. Também, aborda-se a importância dos professores orientadores das universidades no estágio obrigatório. Desta maneira, entende-se que os estudantes podem construir sua identidade profissional desde sua formação inicial e assim, fortalecer a legitimidade da profissão docente em Educação Física.Referências
BATISTA, P.; GRAÇA, A.; QUEIRÓS, P. (Eds.). O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física. Porto: FADEUP, 2014.
BRASIL. Lei Nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, Diário Oficial da União, Primeira Parte, Ano CLIV, nº 35, 17 de Fevereiro de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).