Resenha do livro: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59673

Resumo

A resenha apresenta o livro “O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física” de Paula Batista, Amândio Graça e Paula Queirós. O texto descreve algumas alternativas para o modelo de formação inicial de professores de Educação Física, que valoram a identidade profissional docente e o papel do estágio obrigatório neste processo. São descritos distintos estudos que apontam a necessidade de aproximar as universidades às escolas, valorizando a experiência dos professores que cooperam com os estudantes que cursam a disciplina estágio obrigatório e se apropriando do conceito de comunidade de prática. Também, aborda-se a importância dos professores orientadores das universidades no estágio obrigatório. Desta maneira, entende-se que os estudantes podem construir sua identidade profissional desde sua formação inicial e assim, fortalecer a legitimidade da profissão docente em Educação Física.

Biografia do Autor

Verónica Gabriela Silva Piovani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEL/UEM

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Ieda Parra Barbosa Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

 

Referências

BATISTA, P.; GRAÇA, A.; QUEIRÓS, P. (Eds.). O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física. Porto: FADEUP, 2014.

BRASIL. Lei Nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, Diário Oficial da União, Primeira Parte, Ano CLIV, nº 35, 17 de Fevereiro de 2017.

Publicado

2019-09-24

Como Citar

Silva Piovani, V. G., & Barbosa Rinaldi, I. P. (2019). Resenha do livro: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”. Motrivivência, 31(60), 01–11. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59673