Política nacional do esporte: as consequências do desmonte do ministério do esporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e66105

Resumo

O texto trata de demonstrar com dados empíricos a Política Nacional de Esporte, desenvolvida nos Governos de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (2003-2016) e as consequências do desmonte do Ministério do Esporte, da interrupção das ações desenvolvidas, relacionando à política do desmonte das instituições democráticas no Brasil, com a alegação do ajuste fiscal e com a destruição de forças produtivas materiais, pela privação da classe trabalhadora ao patrimônio cultural.

 

Biografia do Autor

Celi Zulke Tarafel, Universidade Federal da Bahia

Professora Pesquisadora  do  CNPq titular UFBA. Doutora em Educação, Especialista Ciências do Esporte

Claudio De Lira Santos Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Professor Adjunto IV, doutor em Educacao, FACED UFBA.

Pós-doutorado na UNESP.

Referências

A VERDADE. As tarefas de construção da 4 Internacional. Revista Teórica da 4. Internacional. N. 99-100, fevereiro de 2019.

ARKONADA, Katu; KLACHKO, Paula. As lutas populares na América Latina e os governos progressistas. Crises e desafios na atualidade. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

ADUSP - Associação dos Docentes da USP. O controle ideológico na USP: 1964-1978. São Paulo: ADUSP, 2004.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ARAUJO, S. M. Conselhos estaduais de esporte e lazer no nordeste brasileiro: participação popular e controle social em questão. São Luis: EDUFMA, 2011.

ARNS, D. Paulo Evaristo. Brasil: Nunca mais – Um relato para a história. Ditadura militar no Brasil de 1964-1985. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

ANDES-SN. Projeto do capital para a educação: análise e ações para a luta. Brasília: ANDES-SN. mar. 2016a.

ANDES-SN. Contra todas as formas de assédio, em defesa de direitos das mulheres, das/os indígenas, das/os negros, e das/os LGBT. Brasília: ANDES-SN. jul. 2016b.

BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo – Análise da eficiência e equidade dos gastos públicos no Brasil. Banco Mundial. 21/11/2017. In: https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-expenditure-review-report Acesso dia 20/06/19 às 20:35h.

BANDEIRA, Luís Alberto Moniz. Relações Brasil-EUA no contexto da globalização. São Paulo: SENAC São Paulo, 1998.

BANDEIRA, Luís Alberto Moniz. As relações perigosas: Brasil-Estados Unidos (De Collor a Lula, 1990-2004). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

BELTRÃO, José Arlen; TAFFAREL, Celi N. Zulke. A ofensiva dos reformadores empresariais E a resistência de quem defende a educação pública. Retratos da escola, Brasília, v.11, n.21, p.587-601, jul./dez. 2017.

BOITO; Misa (Org.) A luta contra a opressão da mulher: recuperando uma abordagem de classe. São Paulo: Nova Palavra, 2016.

BOGO; Ademar. Marx e a superação do estado. São Paulo; Expressão Popular, 2018.

BRASIL. Ministério do Esporte. Balanço de gestão 2003/2010. Brasília: Ministério do Esporte, 2011.

BRASIL. Ministério do Esporte. Política nacional do esporte, 2005

BUENO, Luciano. Políticas públicas do esporte no Brasil: razões para o predomínio do alto rendimento. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo). Fundação São Paulo: Getúlio Vargas, 2008.

CARNEIRO, Henrique. As raízes do neofascismo no século XXI. In: TROTSKY, Leon. Como esmagar o fascismo. São Paulo: Autonomia Literária, 2018.

CASIMIRO; Flavio. A Nova Direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. São Paulo. Expressão Popular, 2018.

CASSIO; Fernando. Educação contra a barbárie. Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.

CASTELAN, Lia Polegato. As conferências nacionais do esporte na configuração da política esportiva e de lazer no governo Lula (2003-2010). Dissertação (Mestrado em Educação Física) Campinas: UNICAMP, 2011.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil. A história que não se conta. Campinas/SP: Papirus, 1988

CASTIONE; Remi. O sistema de proteção ao trabalho no Brasil. Campinas/SP: Autores Associados, 2008.

COMITÊ DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS. Cartilha: a cronologia do golpe, 2018.

DAMIANI, Cassia. Ministério da Cidadania: O esporte submetido a assistência social? Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/noticia/317246-1>. Acesso em: 27 jan.2019.

DAVIS; Ângela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

DIAS JÚNIOR, Elson Moura e LIMA; Thiago Firmino. MNCR: 10 anos na luta pela regulamentação do trabalho. Feira de Santana/BA: Editora da UEFS, 2012.

DOURADO, Luís Fernandes. Plano nacional de Educação: o epicentro das políticas de estado para a educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa e Universitária, 2017.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 3.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

ENGELS, Friedrich. Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Moraes, s.d.

FERNANDES; Florestan. A revolução burguesa no Brasil. São Paulo: Globo, 2005.

FERNANDES; Florestan. Significado do protesto negro. São Paulo: Expressão Popular: 2017.

FERNANDES; Florestan. Apontamentos sobre “teoria do autoritarismo”. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

FERNANDES; Florestan. Reflexões sobre a construção e um instrumento político. São Paulo. Expressão Popular, 2019.

FREITAS, Luiz Carlos de. Projeto histórico, ciência pedagógica e “didática”. Educação & Sociedade, São Paulo, Ano IX, n. 27, p. 122-140, 1987.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação – nova direita, velhas ideias. São Paulo; Expressão Popular, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ; LPP, 2017.

FRIGOTTO, Gaudencio; QUEIROZ, Felipe; PENNA, Fernando. Educação democrática: antidoto ao escola sem partido. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2018.

GALLEGO; Esther Solano. O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

GEOVANAZ; Daniel. Dossiê Lava Jato: um ano de cobertura critica. São Paulo/SP: Outras expressões, 2018.

GORENDER; Jacob. A burguesia brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2004.

GORENDER; Jacob. O escravismo colonial. São Paulo: Ática, S/D.

GORENDER; Jacob. A escravidão reabilitada. São Paulo: Expressão Popular, 2016.

HARVEY, David. Contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.

HARVEY, David. A loucura da razão econômica: Marx e o Capital no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2018.

HOBSBAWM, Eric. Cómo cambiar el mundo. Barcelona: Critica, 2011.

IANNI; Octavio. A ditadura do grande capital. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo. (orgs.). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016.

KORYBKO, Andrew. Guerras híbridas: das revoluções coloridas aos golpes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LÊNINE, Vladimir I. O imperialismo, fase superior do capitalismo. Brasília: Nova Palavra, 2010.

LENIN; Vladimir I. O estado e a revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

MALANCHEN, Julia. Cultura, conhecimento e currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

MANACORDA, Mario Alighiero. Diana e Le Muse: tremila anni di sport nella letteratura. Opra 4 volumi. Italia: Lancilotte e Nausica, 2016.

MARGEM ESQUERDA. Dossiê Bolsonaro. Revista da Boitempo. 31 , 1 semestre 2019.

MARTINS, Lígia Marcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-critica. Campinas: Autores Associados, 2015.

MARTINS; Lígia Márcia. O que ensinar? O patrimônio cultural humano como conteúdo de ensino e a formação da concepção de mundo no aluno. In: PAUSQUALINI, Juliana Campregher; TEIXEIRA, Lucas André; AGUDO, Marcela de Moraes. Pedagogia histórico-critica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. p. 83-98.

MARX, Karl. Contribuições à crítica da economia política. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MASCARENHAS, Fernando; ATHAYDE, Pedro F.; MATIAS, Wagner B. Políticas de esporte nos anos Lula e Dilma. Brasília: Thesaurus, 2015.

MASCARENHAS, Fernando. Megaeventos esportivos e educação física: alerta de tsunami. Revista Movimento, Porto Alegre/RS. v. 18, n. 1, jan./mar. 2012.

MASCARENHAS, Fernando. O estado brasileiro e os direitos sociais: o lazer. In GARCIA, Carla Cristina; HÚNGARO, E. M.; DAMASCENO, Luciano Galvão A. (Orgs.). Estado, política e emancipação humana. Santo André: Alpharrabio, 2008.

MASCARENHAS, Gilmar.; BIENENSTEIN, G.; SÁNCHEZ, F. (Orgs.). O jogo continua: megaeventos esportivos e cidades. Rio de Janeiro: UERJ, 2011.

MASCARO, Alysson Leandro. Crise e golpe. São Paulo/SP: Boitempo, 2018.

MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. São Paulo/SP: Boitempo, 2013.

MATIAS, W. B., ATHAYDE, Pedro F., MASCARENHAS, Fernando. Políticas de esportes nos anos Lula e Dilma. Brasília: Thesaurus, 2015.

MATTOS; Marcelo Badaró. Estado e formas de dominação no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2017.

MELO, Marcelo Paula de. Esporte e juventude pobre: políticas públicas de lazer na vila olímpica da Maré. Campinas: Autores Associados, 2005.

MÉSZÀROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

MÉSZÀROS, István. O século XXI: socialismo ou barbárie? São Paulo: Boitempo, 2003.

MÉSZÀROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo ,2007.

MEZZADRI, Fernando M. Inteligência esportiva. Curitiba: UFPR, 2016.

MEZZADRI, Fernando M. Políticas públicas de esporte. Várzea Paulista: Fontoura, 2014.

MIGUEL; Luiz Felipe; BIROLI; Flávia. Feminismo e política. São Paulo: Boitempo, 2014.

MIGUEL; Luiz Felipe. Dominação e resistência. São Paulo: Boitempo, 2018.

MONTORO, Xabier Arrizabalo. Capitalismo y economia mundial. Bases teóricas y análises empíricas para la compreensión de los problemas econômicos del siglo XXI. Madrid: Instituto Marxista de Economia. Universidad de Arte Y Ciências Sociales e Universidad de Concepción, 2014.

MONTORO, Xabier Arrizabalo. Financeirização? Não, imperialismo, crescimento da exploração e crise crescente do Capital. A Verdade, n. 97, ago. 2018.

NASCIMENTO; Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

REPPOLD FILHO, Alberto R. Megaeventos esportivos e ciências do esporte no Brasil. In: TONDIN, Gilmar et. al. (org.) Esporte e lazer no Brasil: divisão de responsabilidades entre os entes federativos. Porto Alegre: Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas, 2013.

REPPOLD FILHO, Alberto R. Apresentação: Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016. Ciência Cultura, São Paulo, v.68, n.2, abr./jun., 2016.

REPPOLD FILHO, Alberto R. et al. Olimpismo e educação olímpica no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

REPPOLD FILHO, Alberto R.; DAMIANI, Cassia; FONTANA, P. Positive and negative aspects of sports mega-events in Brazil: a preliminary view. In: MATURANA-DOS-SANTOS, Leonardo J.; PENA, Bia Gama (orgs.). Mega events footprints past, present and future. Rio de Janeiro: Engenho, 2017.

PASQUALINI, Juliana; TEIXEIRA, Lucas André; AGUDO, Marcela de Moraes (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

NOVO, Benigno Nunes. Lawfare. In: https://jus.com.br/artigos/65311/lawfare Acesso dia 20/06/19 as 20:48h.

PRASHAD, Vijay. Nas ruinas do presente. Documento de Trabalho. N. 1 Instituto Tricontinental da Pesquisa Social. Grapihum Gráfica e Editora, S/D. www.otricontinental.org

PRONER, Carol; CITTADINO, Gisele; TENENBAUM, Marcio; RAMOS FILHO; Wilson. A resistência ao golpe de 2016. Bauru/ São Paulo: Canal Editora, 2016.

RAMOS, Gustavo Teixeira; LOGUERCIO; José Eymard; MELO FILHO, Hugo Cavalcanti; RAMOS FILHO, Wilson. O Golpe de 2016 e a reforma da previdência: narrativas e resistências. Bauru: Canal 6, 2017.

SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão popular.2013.

SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Demerval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. 18. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

SCHWARTZ, Gisele Maria. Gestão da informação sobre esporte recreativo e lazer: balanço da rede CEDES. (2010) Disponível em: http://www.cedes.ufsc.br:808 0/xmlui/handle/ 123456789/287. Acesso em: 19 de junho 2019.

SIMÕES; Roberto. A ação criminosa das ONGs: a privatização da escola pública. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2017.

SINASEFE- IFBA. Cadernos de feminismo sindical: notas sobre a luta das mulheres. Volume 1. Bahia, S/D.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe. Entenda por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: LeYa, 2017.

SOUZA, Jessé. A tolice da inteligência brasileira. Ou como o país se deixa manipular pela elite. Rio de Janeiro: LeYa, 2015.

SOUZA, Joelson (Org.). Questão negra: a luta pela consciência negra e o combate pela revolução. São Paulo: Nova Palavra, 2019.

SIMÕES, Roberto Alves. A ação criminosa das ONGs: a privatização da escola pública. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2017.

TAFFAREL, Celi; ESCOBAR, Michele. Cultura corporal e os dualismos necessários à ordem do capital. 2010. Disponível em: <http://www.rascunhodigital.faced.ufba.br/ver.php?idtexto=277>. Acesso em: 18 maio 2019.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Esporte na escola e o esporte de rendimento: reafirmando o marxismo contra as ilusões e as imposturas, 2010. Disponível em https://fefd.ufg.br/up/73/o/Texto_102_-_Esporte_na_Escola_e_o_Esporte_de_Re ndimento_Celi_Zulke_Taffarel_.pdf Acesso em:18 maio 2019.

TEIXEIRA, David Romao; DIAS, Fernanda B. A Necessidade Histórica da cultura corporal: Limites e possibilidades sob a ordem do Capital. Motrivivencia. Ano XXIII, N. 36, Jun/ 2011, PP: 94-110.

TEIXEIRA, Marcelo Resende et al. Política social de esporte e lazer no governo Lula: o programa esporte e lazer da cidade. In: MATIAS Wagner; ATHAYDE, Pedro F; MASCARENHAS, Fernando. (orgs.). Políticas de esporte nos anos Lula e Dilma. Brasília: Thesauros, 2015.

TOMMASI, Livia de; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sérgio. O banco mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez; Ação Educativa; PUC; 1996.

TROTSKY, Leon. Programa de Transição. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich; LÊNIN, Vladimir; TROTSKY, Leon. O programa da revolução. Brasília: Nova Palavra, 2018.

TROTSKY, Leon. Como esmagar o fascismo. São Paulo/SP: Autonomia Literária, 208.

VALIM, Rafael. Estado de exceção: a forma jurídica do neoliberalismo. São Paulo: Contracorrente, 2017.

VERONEZ, Luiz Fernando. Quando o Estado joga a favor do privado: as políticas de esporte após a Constituição Federal de 1988. Tese (Doutorado em Educação Física). Campinas: UNICAMP, 2005.

VERONEZ, Luiz Fernando; GANZER, Vinicius Rosa; BLANK, Priscila. O método de gestão do Ministério do Esporte. In: EFDeportes.com - Revista Digital. Buenos Aires, Ano 18, N. 179, Abril de 2013. https://www.efdeportes.com/efd179/metodo-de-gestao-do-ministerio-do-esporte.htm. Acesso em 5 de julho de 2019.

ZETKIN, Clara. Como nasce e morre o fascismo. São Paulo/ SP: Autonomia Literária: 2019.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Como Citar

TARAFEL, Celi Zulke; SANTOS JUNIOR, Claudio De Lira. Política nacional do esporte: as consequências do desmonte do ministério do esporte. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 60, p. 01–32, 2019. DOI: 10.5007/2175-8042.2019e66105. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e66105. Acesso em: 30 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)