FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Estratégia e Táticas

Autores

  • Celi Zulke Taffarel
  • Solange Lacks
  • Cláudio de Lira Santos Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente texto sobre formação de professores de educação física recupera, por um lado, dados da situação da educação e do esporte no Brasil e, por outro, evidencia a estratégia e a tática para a aprovação e implementação das diretrizes da educação física, destacando-se a análise que permite reconhecer o que fazer frente à necessária reestruturação curricular dos, aproximadamente, 650 cursos de educação física existentes no Brasil. Tem como objetivo registrar dados - atividades desenvolvidas, posições tomadas, visões defendidas - em um dado período (2000 a 2006), mas, também, indicar o debate teórico em torno da problemática da formação de professores de educação física. Este texto não retrata somente a posição da maioria e suas táticas para reafirmar o hegemônico – desqualificação na formação acadêmica pela divisão nos cursos em licenciatura e graduação em educação física, mas apresenta indicações de ações táticas para a formação de professores na perspectiva da emancipação humana.

Biografia do Autor

Celi Zulke Taffarel

Possui graduação em Educacao Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976) , especialização em Ciencias do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) , mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982) , doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e pos-doutorado pela Universitat Oldenburg (1999) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Currículo. Atuando principalmente nos seguintes temas: formacao educador, trabalho pedagógico, trato com o conhecimento, curso educacao física. http://lattes.cnpq.br/5691238604320892

Solange Lacks

possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1985) , especialização em Especialização Em Pesquisa Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) , mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) . Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Sergipe e Outro da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Pedagogia na Educação Física e Esportes. http://lattes.cnpq.br/9648906359117895

Cláudio de Lira Santos Júnior

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física Universidade de Pernambuco (1992) , especialização em Metodologia do Ensino de Educação Física Escolar pela Universidade de Pernambuco (1994) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005) . Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EDUCAÇÃO FÍSICA - BAHIA, EDUCAÇÃO FÍSICA - ESTUDO E ENSINO, CURRÍCULO, PARÂMETROS TEÓRICO-METODOLÓGICOS. http://lattes.cnpq.br/0252424542941095

Downloads

Publicado

2008-03-14

Como Citar

TAFFAREL, Celi Zulke; LACKS, Solange; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Estratégia e Táticas. Motrivivência, Florianópolis, n. 26, p. 89–111, 2008. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/681. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ponto de Vista