Programas sociais de esporte e lazer na escola e na comunidade as evidências de exclusão social e educacional na sociedade brasileira

Celi Zulke Taffarel

Resumo


 

O texto apresenta conteúdos referentes à contradição “exclusão x inclusão” , considerando a realidade atual de franca decomposição do modelo capitalista e da destruição das forças produtivas, o que determina a possibilidade de acesso aos bens historicamente acumulados. O faz partindo da contradição entre trabalho e capital que se expressa na produção social e na apropriação privada dos bens culturais, entre os quais a própria educação e o esporte. Discute indicadores das avaliações educacionais e as reivindicações dos trabalhadores e, um programa de transição na perspectiva da alternativa de projeto histórico para além do capital.

 


Palavras-chave


Educação Física; Esporte; Lazer

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p135



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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