Programas sociais de esporte e lazer na escola e na comunidade as evidências de exclusão social e educacional na sociedade brasileira

Autores

  • Celi Zulke Taffarel UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p135

Resumo

 

O texto apresenta conteúdos referentes à contradição “exclusão x inclusão” , considerando a realidade atual de franca decomposição do modelo capitalista e da destruição das forças produtivas, o que determina a possibilidade de acesso aos bens historicamente acumulados. O faz partindo da contradição entre trabalho e capital que se expressa na produção social e na apropriação privada dos bens culturais, entre os quais a própria educação e o esporte. Discute indicadores das avaliações educacionais e as reivindicações dos trabalhadores e, um programa de transição na perspectiva da alternativa de projeto histórico para além do capital.

 

Biografia do Autor

Celi Zulke Taffarel, UFBA

Professora Dra. Titular FACED/UFBA. Contato: taffarel@ufba.br

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Publicado

2012-09-13

Como Citar

TAFFAREL, Celi Zulke. Programas sociais de esporte e lazer na escola e na comunidade as evidências de exclusão social e educacional na sociedade brasileira. Motrivivência, Florianópolis, n. 38, p. 135–148, 2012. DOI: 10.5007/2175-8042.2012v24n38p135. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2012v24n38p135. Acesso em: 5 fev. 2025.