Avaliação do autoconceito físico em pessoas com deficiência: uma revisão sistemática

Autores

  • Arnaldo Vaz Junior Instituto de Ensino Superior de Londrina - INESUL https://orcid.org/0000-0001-7802-5062
  • Mariana Mouad Universidade Estadual de Londrina
  • Guilherme Alves Grubertt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana
  • Helio Serassuelo Junior Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e60133

Resumo

O presente estudo tem como objetivo revisar sistematicamente o estado da arte do autoconceito físico (ACF) de pessoas com deficiência (PCD) adultas e identificar instrumentos para análise deste constructo. Como procedimentos metodológicos, adotaram-se as recomendações do PRISMA FlowDiagram e classificação de artigos conforme critérios de qualidade adaptados do instrumento STROBE. Foram realizadas buscas em diferentes bases de dados, compreendendo todo o período de existência das bases até 2019, chegando à análise final do estudo 11 artigos. Os resultados obtidos através da literatura demonstraram que o grupo deficiência intelectual apresentou ?= 0,67-0,82 e o grupo deficiência física ?= 0,64-0,85. Ademais, a prática de exercícios físicos apresenta correlação direta com o ACF e, identificaram-se seis instrumentos de avaliação do ACF em PCD, sendo dois validados. Conclui-se que a prática de exercícios físicos tem relação direta com o ACF e há escassez de instrumentos validados que avaliem o ACF de PCD.

Referências

ARAÚJO, Maria Carolina Cosenza. O autoconceito nos contextos familiar, social e escolar. 2012. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

DUVDEVANY, Ilana. Self-concept and adaptive behavior of people with intellectual disability in integrated and segregated recreation activities. Journal of Intellectual Disability Research. v.46, n.5, p.419–429, 2002.

GUEDES, Dartagnan Pinto; LOPES, Cynthia Correa. Validação da versão brasileira do Youth Risk Behavior Survey 2007. Revista de Saúde Pública. v.44, n.5, p.840-850, 2010.

LEMOYNE, Jean; VALOIS, Pierre; GUAY, Frédéric. Physical self-concept and participation in physical activity in college students. Medicine and Science in Sports and Exercise. v.47, n.1, p.142-150, 2015.

LIBERA, Alessandro; ALTMAN, Douglas G.; TETZLAFF, Jennifer; MULROW. Cynthia; GØTZSCHE, Peter C.; IOANNIDIS, John P.; CLARKE, Mike; DEVEREAUX, J. P.; KLEIJNEN, Jos; MOHER, David. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. Annals of Internal Medicine, v. 151, n. 4, p.65-94, Aug. 2009.

MAÏANO, Christophe; MORIN, Alexandre J.S.; BÉGARIE, Jérôme; NINOT, Grégory. The intellectual disability version of the very short form of the physical self-inventory (PSI-VS-ID): Cross-validation and measurement invariance across gender, weight, age and intellectual disability level. Research in Developmental Disabilities. v. 32, p. 1652-1662, 2011.

MARTIN, Jeffrey J. Psychosocial aspects of youth disability Sport. Adapted Physical Activity Quarterly. v. 23, p. 65-77, 2006.

MARTIN, Jeffrey J. Physical activity and physical self-concept of individuals with disabilities: An exploratory study. Journal of Human Movement Studies. v. 52, p.37-48, 2007.

MARTIN, Jeffrey J.; WHALEN, Laurel. Self-concept and physical activity in athletes with disabilities. Disabilitie and Heath Journal. v. 5, p. 197-200, 2012.

OLIVEIRA, A.K.C. Autoconceito, autoeficácia e parentalidade: crianças com deficiência física, comdesenvolvimento típico e seus familiares. 2016. 152f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

PAN, Cheng-Chen; MAÏANO, Christophe; MORIN, Alexandre J.S. Physical self-concept and body dissatisfactionamong Special Olympicsathletes: A comparison between sex, weight status, and culture. Research in Developmental Disabilities. v.76, p.1-11, 2018.

PAN, Cheng-Chen; DAVIS, Ronald. Exploring physical self-concept perceptions in athletes with intelectual disabilities: the participation of Unified Sports experiences. International Journal of Developmental Disabilities. v.3869, p.1-9, 2018.

RANOYEN, Ingunn; STENSENG, Frode; KLOCKNER, Christian A.; WALLANDER, Jan; JOZEFIAK, Thomas. Familial aggregation of anxiety and depression in the community: the role of adolescents' self-esteem and physical activity level (the HUNT Study). BMC Public Health. n.15, p.78-94, 2015.

RIMMER, James H.; RUBIN, Stephen S.; BRADDOCK, David. Barriers to exercise in African American women with physical disabilities. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation. v.81, n.2, p.182-188, 2000.

SERASSUELO JUNIOR, Helio. Comportamento de autoconceito de crianças em idade escolar: um estudo de influências de variáveis antropométricas e psicossocioculturais. 2007. 248 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SERON, Bruna Barboza; ARRUDA, Gustavo Aires; GREGUOL, Márcia. Facilitadores e barreiras percebidas para a prática de atividade física por pessoas com deficiência motora. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v.37, n.3, p.214-221, 2015.

SERNAGLIA, Mirella Bagdadi; DUARTE, Edison; DÉA Vanessa Helena Santana Dalla. Avaliação do autoconceito em cadeirantes praticantes de esporte adaptado. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 1-18, set./dez. 2010.

SERRALHA, Viviana Coelho. Autopercepção e bem-estar psicológico em populações especiais: estudo comparativo entre indivíduos com deficiência motora praticantes de natação e de maratona. 2005. 91f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Coimbra, 2005

SHAPIRO, Deborah R.; MARTIN, Jeffrey J. Multidimensional Physical Self-Concept of Athletes With Physical Disabilities. Adapted Physical Activity Quarterly. v. 27, p. 294-307, 2010.

SIT, Cindy H.P.; LAU, Caren H.L. Physical Activity and Self-Perceptions Among Hong Kong Chinese With na Acquired Physical Disability. Adapted Physical Activity Quarterly. v. 26, p. 321–335, 2009.

SPILT, Jantine L.; VAN LIER, Pol A. C.; LEFLOT, Geertje; ONGHENA, Patrick; COLPIN, Hilde. Children's social self-concept and internalizing problems: the influence of peers and teachers. Child Development. v.85, n.3, p.1248-1256, 2014.

TAM, Sing-Fai. Comparing the Self-Concepts of Persons With and Without Physical Disabilities. The Journal of Psychology. v.132, n.1, p. 78-86, 1998.

VARSAMIS, Panagiotis; AGALOTIS, Ioannis. Profiles of self-concept, goal orientation, and self-regulation in students with physical, intellectual, and multiple disabilities: Implications for instructional support. Research in Developmental Disabilities. v. 32, p. 1548-1555, 2011.

VON ELM, Erik; ALTMAN, Douglas G.; EGGER, Matthias; POCOCK, Stuart J.; GØTZSCHE, Peter C.; VANDENBROUCKE, Jan P. The strengthening the reporting of observational studies in epidemiology (STROBE) statement: guidelines for reporting observational studies. Preventive Medicine,Baltimore, v. 45, n. 4, p. 247-251, Oct. 2007.

WAGNER, Jenny; HOPPMANN, Christiane; RAM, Nilam; GERSTORF, Denis. Self-esteem is relatively stable late in life: the role of resources in the health, self-regulation, and social domains. Developmental Psychology. v.51, n.1, p.136-149, 2015.

WHO – World Health Organization. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Lisboa, 2004.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Vaz Junior, A., Mouad, M., Grubertt, G. A., & Serassuelo Junior, H. (2020). Avaliação do autoconceito físico em pessoas com deficiência: uma revisão sistemática. Motrivivência, 32(61), 01–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e60133

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)