Representações de escolares sobre as aulas de educação física: estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65278

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar, por intermédio da opinião dos escolares de uma turma de oitavo ano, de uma escola pública estadual do município de Niterói, se/como/por que o componente curricular Educação Física tem deixado, ao longo do tempo, lacunas acerca do seu aprendizado. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza descritiva e interpretativa, amparado no referencial teórico das Representações Sociais que fez uso de uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) para interpretar os dados obtidos por intermédio de um questionário semiaberto. Os resultados nos dão indícios de que a ausência da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ter contribuído para o quadro de desinteresse desses escolares, assim como a falta de pluralidade de conteúdos da cultura corporal do movimento.

Biografia do Autor

Marcia de Sousa Costa, Universidade Federal Fluminense

LICENCIADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - UFF

GRADUANDA EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO - UNICSUL

Luiz Otavio Neves Mattos, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto - UFF

Pós-Doutorado pelo Departamento de Ciências da Educação - Universidade de Aveiro-Portugal

Doutor em Educação -USP 

Mestre em Educação Brasileira - PUC RJ

Licenciatura Plena em Educação Física - GAMA FILHO

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Costa, M. de S., & Mattos, L. O. N. (2020). Representações de escolares sobre as aulas de educação física: estudo exploratório. Motrivivência, 32(61), 01–14. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65278

Edição

Seção

Artigos Originais