Representations of schools on physical education classes: exploratory study
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65278Abstract
The present work had as objective to identify, through the opinion of the schoolchildren of an eighth grade class, of a state public school in the city of Niterói, whether / how / why the curriculum component Physical Education has left, over time, gaps about their learning. It is an exploratory, descriptive and interpretative study, supported by the theoretical framework of Social Representations that used a mixed approach (quantitative and qualitative) to interpret the data obtained through a semi-open questionnaire. The results give us indications that the absence of Physical Education in the initial years of Elementary Education may have contributed to the lack of interest of these students, as well as the lack of plurality of contents of the body culture of the movement.
References
ABRIC, J-C. Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994a.
ALVES-MAZZOTTI, Alda J. Representações sociais: desenvolvimentos atuais e aplicações à educação. In: CANDAU, V. M. (Org). Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
ALVES-MAZZOTTI, Alda J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Rev Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 18-43, jan/jun. 2008. Disponível em: https://professorsauloalmeida.files.wordpress.com/2015/05/rsgrupo13.pdf Acesso em: 20 mai. 2017.
AQUINO, J. G.(org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e metodológicas. São Paulo: Summus, 2005.
BELLINI, L. M.; REIS, S. L. A. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, Maringá, v. 33, n. 2, p. 149-159, 2011. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/10256/0 Acesso em: 20 mai. 2017.
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas. Rev. Mackenzie de Educação Física e Esporte. Ano 1, n. 1, 2002. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1363 Acesso em: 20 mai. 2017. 52
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 10 volumes, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
BRACHT, Valter. et al. A prática pedagógica em Educação Física: a mudança a partir da pesquisa-ação. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 9-29, jan. 2002. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/267/250 Acesso em: 21 ago. 2017.
BRACHT, Valter; CAPARROZ, Francisco Eduardo. O tempo e o lugar de uma didática da Educação Física. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007. Disponível em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/53/61 Acesso em: 28 set. 2017.
COSTA, C.M. Educação física diversificada, uma proposta de participação. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, 1997.
COSTA, W. A.; ALMEIDA, A. M. O. Teoria das representações sociais: uma abordagem alternativa para se compreender o comportamento cotidiano dos indivíduos e dos grupos sociais. Revista Educação Pública, v. 8, n. 13, p. 250-280, 1995. Disponível em: http://www.ufmt.br/revista/arquivo/rev13/as_teorias_das_repres.html Acesso em: 28 set. 2017.
DARIDO, Suraya Cristina. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, jan/mar, 2004. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551 Acesso em: 3 out. 2017.
ELLIOT, J. El cambio educativo desde la investigación-acción. Madrid: Ediciones Morata, 2000.
GALLAHUE, D. L. & OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.
JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org.). As Representações Sociais Tradução, Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
KUNZ, E. Educação Física: Ensino e Mudanças. Ijuí: UNIJUÍ, 1991.
LIBÂNEO, J.C. Democratização da Escola Pública: A Pedagogia Crítico- Social dos Conteúdos. São Paulo, Loyola, 1985.
LOVISOLO, Hugo. Educação Física: Arte da Mediação. Sprint Editora. Rio de Janeiro, 1995.
MOSCOVICI, S. A representação da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
RETONDAR, Moebus José. As representações sociais do ato pedagógico dos professores de educação física que atuam no ensino fundamental no Município do Rio de Janeiro. Motrivivência, a. XXI, n. 32/33, p. 211-229, jun./dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p211/0 Acesso em: 5 mai. 2017.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
STREY, M. et. al. Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1998.
WAGNER, W. Descrição, explicação e método em pesquisa das Representações Sociais. In: GUARESCHI P.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Texto em Representações Sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 149-185.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).