O ensino da ginástica na escola: um relato de experiência com a pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65327Resumo
O presente texto é um relato de experiência, resultante de uma prática pedagógica sistematizada da educação física escolar, eixo temático Ginástica, em uma escola conveniada da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) de Goiás. Para a construção e desenvolvimento da nossa proposta tomamos como referencial a pedagogia histórico-crítica e a perspectiva crítico-superadora da Educação Física. Destacamos as possibilidades e desafios do conteúdo Ginástica na prática pedagógica da Educação Física Escolar desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, na qual o Festival de Ginástica se apresentou como uma possibilidade relevante para se trabalhar a ginástica nas aulas de Educação Física na escola. Podemos concluir que a ginástica proporcionou aprendizagens significativas para os alunos e esperamos que esta experiência possa auxiliar os professores a refletirem sobre este tema na escola.Referências
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
AYOUB, Eliana; GRANER, Larissa. Ginástica para todos na educação física: processos de criação na escola. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis, GO: Editora UEG, 2016, págs. 97- 117.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.
DARIDO, Suraya C. (org.). Educação Física e os temas transversais na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FEDERICI, Conrado Augusto Gandara. Ginástica geral e educação física escolar. In: AYOUB, Eliana.Campinas:Editora da Unicamp, 2003. 136p. Pro-Posições, v.16, n.2 (47), maio/ago.2005. págs. 253-256.
LEAL, Záira F. de Rezende Gonzalez; MASCAGNA, Gisele Cristina. Adolescência: trabalho, educação e formação omnilateral. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Ângelo Antônio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 221 – 237.
MAROUN, Kalyla. Ginástica geral e educação física escolar: uma possibilidade de intervenção pautada na diversidade cultural. Revista Contemporânea de Educação, vol. 10, n. 19, janeiro/junho de 2015.
MARTINS, Lígia Márcia. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Ângelo Antônio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 13 – 34.
OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis,GO: Editora UEG, 2016.
PALAFOX, G. H. M. et al. Planejamento Coletivo do Trabalho Pedagógico – PCTP: A experiência de Uberlândia. 2.ed. Uberlândia: Casa do Livro; Linograf, 2002a.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 38ª ed. Campinas, SP: Autories Associados, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).