O ensino da ginástica na escola: um relato de experiência com a pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65327

Resumo

O presente texto é um relato de experiência, resultante de uma prática pedagógica sistematizada da educação física escolar, eixo temático Ginástica, em uma escola conveniada da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) de Goiás. Para a construção e desenvolvimento da nossa proposta tomamos como referencial a pedagogia histórico-crítica e a perspectiva crítico-superadora da Educação Física. Destacamos as possibilidades e desafios do conteúdo Ginástica na prática pedagógica da Educação Física Escolar desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, na qual o Festival de Ginástica se apresentou como uma possibilidade relevante para se trabalhar a ginástica nas aulas de Educação Física na escola. Podemos concluir que a ginástica proporcionou aprendizagens significativas para os alunos e esperamos que esta experiência possa auxiliar os professores a refletirem sobre este tema na escola.

Biografia do Autor

Ludmila Siqueira Mota Viana, Secretaria de Educação de Goiás Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Professora de Educação Física da Secretaria de Educação de Goiás e do município de Goiânia. Mestre em Ensino na Educação Básica pelo CEPAE-UFG.

Referências

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

AYOUB, Eliana; GRANER, Larissa. Ginástica para todos na educação física: processos de criação na escola. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis, GO: Editora UEG, 2016, págs. 97- 117.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.

DARIDO, Suraya C. (org.). Educação Física e os temas transversais na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FEDERICI, Conrado Augusto Gandara. Ginástica geral e educação física escolar. In: AYOUB, Eliana.Campinas:Editora da Unicamp, 2003. 136p. Pro-Posições, v.16, n.2 (47), maio/ago.2005. págs. 253-256.

LEAL, Záira F. de Rezende Gonzalez; MASCAGNA, Gisele Cristina. Adolescência: trabalho, educação e formação omnilateral. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Ângelo Antônio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 221 – 237.

MAROUN, Kalyla. Ginástica geral e educação física escolar: uma possibilidade de intervenção pautada na diversidade cultural. Revista Contemporânea de Educação, vol. 10, n. 19, janeiro/junho de 2015.

MARTINS, Lígia Márcia. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Ângelo Antônio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 13 – 34.

OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis,GO: Editora UEG, 2016.

PALAFOX, G. H. M. et al. Planejamento Coletivo do Trabalho Pedagógico – PCTP: A experiência de Uberlândia. 2.ed. Uberlândia: Casa do Livro; Linograf, 2002a.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 38ª ed. Campinas, SP: Autories Associados, 2006.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

VIANA, Ludmila Siqueira Mota. O ensino da ginástica na escola: um relato de experiência com a pedagogia histórico-crítica. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–16, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e65327. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e65327. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta