O ensino da ginástica na escola: um relato de experiência com a pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65327

Resumo

O presente texto é um relato de experiência, resultante de uma prática pedagógica sistematizada da educação física escolar, eixo temático Ginástica, em uma escola conveniada da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) de Goiás. Para a construção e desenvolvimento da nossa proposta tomamos como referencial a pedagogia histórico-crítica e a perspectiva crítico-superadora da Educação Física. Destacamos as possibilidades e desafios do conteúdo Ginástica na prática pedagógica da Educação Física Escolar desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, na qual o Festival de Ginástica se apresentou como uma possibilidade relevante para se trabalhar a ginástica nas aulas de Educação Física na escola. Podemos concluir que a ginástica proporcionou aprendizagens significativas para os alunos e esperamos que esta experiência possa auxiliar os professores a refletirem sobre este tema na escola.

Biografia do Autor

Ludmila Siqueira Mota Viana, Secretaria de Educação de Goiás Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Professora de Educação Física da Secretaria de Educação de Goiás e do município de Goiânia. Mestre em Ensino na Educação Básica pelo CEPAE-UFG.

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Viana, L. S. M. (2020). O ensino da ginástica na escola: um relato de experiência com a pedagogia histórico-crítica. Motrivivência, 32(62), 01–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65327

Edição

Seção

Porta Aberta