Reflexões filosóficas em Educação Física: entrevista com o professor Iraquitan de Oliveira Caminha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65491

Resumo

O texto apresenta entrevista com Iraquitan de Oliveira Caminha, conhecido carinhosamente como “caríssimo”. Professor dos programas de Pós-Graduação em Educação Física, e Filosofia da UFPB, é ainda autor de várias obras em Educação Física, Filosofia e Psicologia, além artigos em periódicos científicos e capítulos de livros no universo do corpo, Educação Física, Educação, Psicanálise e Filosofia. Nos concede uma entrevista realizada na UFPB em 05 de dezembro de 2018, a qual nos conta sobre sua trajetória acadêmica e aproximações com o pensamento de Merleau-Ponty. Nos fala ainda sobre suas pesquisas, obras e conceitos engajados nelas e em outros autores como Bachelard, Silvino Santin e Manuel Sérgio. Por fim nos faz um breve relato sobre sua visão acerca dos desafios dos estudos filosóficos da Educação Física.

Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

Mileyde Bárbara Santos Guedes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Professora da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa-PB

Referências

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Le corpos comme chair du monde et Ll'art comme création. IN: Bernard Andrieu e Nóbrega, Terezinha Petrucia da. (Org.). Au travers du vivant: dans lesthésiologie, Lérmersiologie. 1ed.Paris: L'Harmatttan, 2017, v. 1, p. 207-219.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. v. 1.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Perception et apparaître chez Merleau-Ponty. 2001. Doutorado em Filosofia. Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Reaprendendo o mundo através do corpo: um estudo sobre a experiência perceptiva em Merleau-Ponty. Mestrado em Filosofia. 1996. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo; Cortez, 1992.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. (Org.). Merleau-Ponty e a Educação Física. 1. ed. São Paulo: LiberArs, 2019. v. 300.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GUEDES, Mileyde Bárbara Santos. Reflexões filosóficas em Educação Física: entrevista com o professor Iraquitan de Oliveira Caminha. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–15, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e65491. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e65491. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)