Luta marajoara: lugar ou não lugar no currículo de uma IES pública do estado do Pará

Autores

  • Carlos Afonso Ferreira dos Santos Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0003-4008-5478
  • Ivan Carlo Rego Gomes Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Universidade Federal do Pará
  • Rogério Gonçalves de Freitas Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65668

Resumo

Este artigo objetivou entender o lugar da Luta Marajoara no currículo de licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública da região norte do Brasil. Realizou-se pesquisa de campo a partir de entrevista semiestruturada direcionada a dois docentes ministrantes do conteúdo Lutas, além de grupo focal com estudantes concluintes. Os resultados revelaram que a Luta Marajoara possui lugar implícito no currículo e ausente nas práticas de ensino do curso em questão. Concluiu-se que esta prática corporal, de identidade brasileira e marajoara, não consegue se legitimar no currículo da formação inicial em Educação Física, resultado da marginalização de seu conhecimento. 

Biografia do Autor

Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Licenciado em Educação Física pela mesma instituição.

Ivan Carlo Rego Gomes, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA), professor de educação especial na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia.

Rogério Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em sociologia pela Università degli Studi di Napoli Federico II- Itália. Mestre em sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em docência do Ensino Superior pela mesma instituição. Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado Pará (UEPA). 

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

Santos, C. A. F. dos, Gomes, I. C. R., & Freitas, R. G. de. (2020). Luta marajoara: lugar ou não lugar no currículo de uma IES pública do estado do Pará. Motrivivência, 32(61), 01–24. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65668

Edição

Seção

Artigos Originais