A cultura afro-brasileira na educação básica: um estudo sobre o exercício da Lei 10.639/2003 em três escolas municipais de Tucuruí-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65799

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como está sendo implementada a lei 10.639/2003 pelos professores de educação física no município de Tucuruí/PA. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa de campo que constitui-se de uma abordagem quali- quanti com caráter exploratório e descritivo. Como instrumento de coleta de dados  utilizamos o questionário estruturado com sete questões fechadas relacionadas ao tema para professores de educação física das três escolas selecionadas para este estudo, todos de acordo com a legislação assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Os resultados mostraram que referente ao saber da lei 10.639/2003, apenas 20% dos participantes afirmaram conhecer esta lei, 95% acreditam que o PPP da escola não comtempla a discursão desta temática, fator que contribui para o preconceito racial na educação básica, que teve 70% de reconhecimento a existência no cotidiano das escolas brasileiras. Diante da pesquisa realizada, constatou-se que a lei 10.639/2003 vem sendo pouco ministrada no cotidiano das escolas municipais contempladas. Os trabalhos realizados que abrangem a presente temática são abordados apenas na semana da consciência negra. Este estudo teve como referência artigos publicados em revistas cientificas, Google acadêmico e sites de pesquisa acadêmica.

Biografia do Autor

Jonatha Pereira Bugarim, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Mestering em Administração.

Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS

Membro do Grupo de Pesquisa Educacional, Currículo e Diversidade na Amazônia

Maria da Conceição Pereira Bugarim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutora em Educação e Comunicação -  Universidade Católica de Múrcia.

Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Currículo e Diversidade na Amazônia.

Andréa do Socorro de Andrade da Costa

Pós-graduação em Educação Especial InclusivaPós-graduação em Administração, Gestão e Orientação EducacionalUniasselvi, Cametá-PA, Brasil 

Rayná Benedita Sabóia de Oliveira

Pós-graduada em Educação Física Escolar Uniasselvi, Cametá-PA, Brasil 

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Bugarim, J. P., Bugarim, M. da C. P., Costa, A. do S. de A. da, & Oliveira, R. B. S. de. (2020). A cultura afro-brasileira na educação básica: um estudo sobre o exercício da Lei 10.639/2003 em três escolas municipais de Tucuruí-PA. Motrivivência, 32(62), 01–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65799

Edição

Seção

Artigos Originais