História do esporte em Moçambique: um olhar dos profissionais de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e66129

Resumo

Propomos com este escrito apresentar a evolução histórica da estrutura do esporte em Moçambique. Para tanto, foram selecionados três professores e quatro dirigentes que viveram a história e a evolução da área da Educação Física (EF) e esporte no país. Utilizamos documentos históricos e entrevista semiestruturada com os participantes. A análise de conteúdo foi utilizada para análise e interpretação dos materiais encontrados e das entrevistas. O contexto sociocultural da EF e esporte em Moçambique foram marcados por dois períodos históricos: a era colonial (1927-1974), na qual se estabeleceram as bases para a estruturação da EF vigente em Moçambique e a era pós-independência (1975-2016), caracterizada pela regulamentação, criação de políticas e formação de profissionais de EF e esporte visando a dinamização da área. Nesse processo, apesar das condições sociais e econômicas precárias vivenciadas no período colonial e pós-independência, o governo moçambicano desempenhou um papel mediador que contribuiu para o desenvolvimento da área.

Biografia do Autor

Selso Ananias Sitoé, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciado em Ensino de Educação Física pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2007). Atua como membro do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH) e desenvolve pesquisas na área da Educação Física.

Andressa Ribeiro Contreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL (2016) e atualmente bolsista do programa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (Acordo CAPES/Fundação Araucária) (2019/2020). Atua como membro do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH) e desenvolve pesquisas na área da Psicologia do Esporte e Exercício, Atividade Física e Saúde e Desenvolvimento Motor.

Caio Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL

Luciane Cristina Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Atua como membro do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH) e desenvolve pesquisas na área da Educação Física escolar e Psicologia do Esporte.

Lenamar Fiorese, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Programa Associado de Pós graduação em Educação Física UEM/UEL. É revisor de vários periódicos e membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Cineantropometria e desempenho humano, da Revista da Educação Física/UEM e da Revista Psicologia Del Deporte. Publicou 162 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 21 capítulos de livros. Atua na área de Educação Física e Psicologia, pesquisando principalmente os seguintes temas: Desempenho motor e Psicologia do Esporte. Atualmente é Bolsa Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária-PR

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

SITOÉ, Selso Ananias; CONTREIRA, Andressa Ribeiro; MOREIRA, Caio Rosas; COSTA, Luciane Cristina Arantes da; FIORESE, Lenamar. História do esporte em Moçambique: um olhar dos profissionais de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–20, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e66129. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e66129. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais