Historia de lo deporte en Mozambique: a vision of teachers and managers of Physical Education

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e66129

Resumen

Proponemos con este trabajo presentar la evolución histórica de la estructura del deporte en Mozambique. Para ello, se seleccionaron tres maestros y cuatro líderes que vivieron la historia y evolución de la Educación Física (PE) y los deportes en el país. Utilizamos documentos históricos y entrevistas semiestructuradas con los participantes. El análisis de contenido se utilizó para analizar e interpretar los materiales encontrados y las entrevistas. El contexto sociocultural de la FF y el deporte en Mozambique estuvo marcado por dos periodos históricos: la era colonial (1927-1974), que sentó las bases para la estructuración de los grupos existentes en Mozambique y la era posterior a la independencia (1975-2016) , que se caracteriza por la regulación, la formulación de políticas y la capacitación de profesionales de la educación física y del deporte orientados a promover el área. En este proceso, a pesar de las precarias condiciones sociales y económicas experimentadas en el período colonial y después de la independencia, el gobierno de Mozambique desempeñó un papel mediador que contribuyó al desarrollo del área.

Biografía del autor/a

Selso Ananias Sitoé, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciado em Ensino de Educação Física pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2007). Atua como membro do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH) e desenvolve pesquisas na área da Educação Física.

Andressa Ribeiro Contreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL (2016) e atualmente bolsista do programa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (Acordo CAPES/Fundação Araucária) (2019/2020). Atua como membro do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH) e desenvolve pesquisas na área da Psicologia do Esporte e Exercício, Atividade Física e Saúde e Desenvolvimento Motor.

Caio Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL

Luciane Cristina Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Atua como membro do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH) e desenvolve pesquisas na área da Educação Física escolar e Psicologia do Esporte.

Lenamar Fiorese, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Programa Associado de Pós graduação em Educação Física UEM/UEL. É revisor de vários periódicos e membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Cineantropometria e desempenho humano, da Revista da Educação Física/UEM e da Revista Psicologia Del Deporte. Publicou 162 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 21 capítulos de livros. Atua na área de Educação Física e Psicologia, pesquisando principalmente os seguintes temas: Desempenho motor e Psicologia do Esporte. Atualmente é Bolsa Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária-PR

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Publicado

2020-06-03

Cómo citar

SITOÉ, Selso Ananias; CONTREIRA, Andressa Ribeiro; MOREIRA, Caio Rosas; COSTA, Luciane Cristina Arantes da; FIORESE, Lenamar. Historia de lo deporte en Mozambique: a vision of teachers and managers of Physical Education. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–20, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e66129. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e66129. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Originais