Formação inicial em Educação Física e a construção de saberes em dança: relações com a extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e66195

Palavras-chave:

Formação inicial em educação física, Dança, Extensão universitária

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar os saberes em dança construídos na formação inicial em Educação Física, a partir de atividades de extensão universitária. Com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, contou com a colaboração de quatro estudantes do curso de Educação Física que participavam de um projeto de extensão ofertado por uma universidade comunitária do oeste catarinense. O grupo focal foi utilizado como instrumento de coleta de dados e os resultados, analisados pela técnica de análise de temática, sinalizaram para a construção de saberes específicos da dança, além daqueles relacionados à prática pedagógica. Os colaboradores do estudo acenam para a extensão universitária como um espaço no qual ampliam seus conhecimentos e se preparam para a futura atuação pedagógica.

Biografia do Autor

Neusa Dendena Kleinubing, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutora em Educação (UFSM), docente do curso de Educação Física da Unochapecó.

Jamile Dal-Cin, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação (Unochapecó), professora da rede pública estadual de ensino.

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Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

Artigos Originais