Concepções e perspectivas à Educação Física na base nacional comum curricular do ensino médio no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e66752

Resumo

Este artigo analisa a Educação Física na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, a partir da compreensão das concepções e perspectivas, envidadas pelo documento ao campo da Educação Física. Metodologicamente, utiliza uma abordagem crítica, bem como a pesquisa bibliográfica e documental, cujos dados foram subsidiados pela análise de conteúdo. Constata, que o “novo ensino médio” está articulado a outras reformas, que em sua totalidade subjuga essa etapa da educação básica ao mercado de trabalho, na lógica capitalista. Perspectiva um ensino médio mínimo, diluído e pragmático e, conceitualmente empobrecido, pois está balizado na fragmentação do conhecimento. Conclui que a educação física na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio é traduzida conceitualmente, como atividade-meio, a partir de uma perspectiva alfabetizadora ao mercado.

Biografia do Autor

Lauro Rafael Cruz, Universidade Federal do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Educação Física pela UFPR. Integrante do Grupo de Pesquisa Nacional em Ensino Médio – Observatório do Ensino Médio/UFPR

Alice Raquel Maia Negrão, Universidade Federal do Pará

Mestranda do curso de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Educação Básica (PPEB/NEB/UFPA) e participante do Grupo de Pesquisa Nacional em Ensino Médio – Observatório do Ensino Médio, como aluna externa em mobilidade acadêmica na UFPR pelo Programa de Intercâmbio Discente PROCAD/AMAZÔNIA/UFPA. Servidora pública da rede de ensino municipal e especialista em educação pela Secretaria do Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA)

Meriane Conceição Paiva Abreu, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física – CAÊ (PPGED/UFPA) e membro técnico do Grupo de Pesquisa Ressiginificar experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica em educação física, vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora de educação física pela Secretaria do Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Cruz, L. R., Negrão, A. R. M., & Abreu, M. C. P. (2020). Concepções e perspectivas à Educação Física na base nacional comum curricular do ensino médio no Brasil. Motrivivência, 32(62), 01–17. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e66752

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